Roberto Lopes

Roberto Lopes

Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado

Postado em 22/09/2011 17:00

Lançado em Maceió a 4ª edição do Prêmio ODM Brasil

Foi lançado em Maceió, nesta quinta-feira (22), no auditório do Senai, a 4ª edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil /Maceió, que tem como meta desenvolver políticas na direção dos oito objetivos do milênio, criado pela Organização das Nações Unidas, em 2000.

Os oito objetivos apontados pela ONU são: erradicação da fome e da pobreza, educação básica de qualidade para todos, promoção da igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças, além do estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento.

O prêmio ODM foi lançado no Brasil em 2004, pelo governo brasileiro, para incentivar e reconhecer ações, programas e projetos, desenvolvidos por entidades da sociedade civil e por prefeituras que contribuam para o alcance das metas do milênio. Os ODM têm, ainda, a finalidade de criar um conjunto de práticas bem sucedidas, que sejam uma referência de política a ser aplicada em outras localidades.

Poderão participar do prêmio as organizações da sociedade civil como ONGs, igrejas, organizações sociais, movimentos sociais, entidades de trabalhadores, associações de bairro, universidades e empresas, entre outros, que desenvolvam projetos em prol dos ODM.

O prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Pnud e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica é de responsabilidade do Ipea e da Enap.

As 50 melhores iniciativas são visitadas e analisadas por especialistas em ODM. São escolhidos 20 projetos por um júri especial, integrado por pessoas de notório conhecimento em políticas na área social. Os contemplados receberão o Prêmio ODM Brasil em solenidade pública, onde serão condecorados com um troféu do artista Daniel Fujuwara. As inscrições devem ser feitas pelo portal www.odmbrasil.org.br até o dia 31 de outubro.
 

Comentários comentar agora ❯