Roberto Lopes

Roberto Lopes

Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado

Postado em 15/05/2020 20:22

Estado será autorizado a realizar exame de vista em crianças que ingressarem na escola pública

Vinicius Firmino/ALE-AL
Estado será autorizado a realizar exame de vista em crianças que ingressarem na escola pública
Deputado Gilvan Barros Filho é o autor do projeto de lei

A Assembleia Legislativa de Alagoas deve votar na próxima semana, projeto de lei, de autoria do deputado Gilvan Barros Filho (PSD), que autoriza o Poder Executivo a realizar exame de vista na criança que ingressar no sistema de ensino público do Estado de Alagoas. A matéria será analisada na segunda-feira, 18, na Comissão de Educação da Casa, em seguida pelos deputados no plenário. Pelo projeto, as escolas públicas do Estado de Alagoas, no ato da matrícula da criança encaminharão à sua respectiva diretoria regional de ensino, a relação dos alunos que apresentem alguma necessidade visual.

O autor do projeto explica que a proposição prevê a obrigação do exame oftalmológico completo em toda criança que ingressar na creche ou em escola pública. O deputado explica que a evasão escolar e o baixo rendimento estão, muitas vezes, associados, segundo o Ministério da Educação, à falta de identificação de problemas da visão da criança.

“No Brasil estima-se, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, que existem entre 25 e 30 mil crianças cegas, aproximadamente 150 a 180 crianças com visão subnormal para cada milhão de habitantes. Entretanto, 80% das crianças que possuem baixa visão nunca fizeram um exame de vista. A falta de óculos pode levar ao estrabismo e à ambliopia, que é o desenvolvimento desigual das vias e maior causa de cegueira infantil”, disse Gilvan Barros Filho.
  

Comentários comentar agora ❯