Roberto Lopes

Roberto Lopes

Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado

Postado em 11/01/2021 14:04

Escritor penedense lança o livro Guerreiros do São Francisco: a história do Rio São Francisco

Divulgação
Escritor penedense lança o livro Guerreiros do São Francisco: a história do Rio São Francisco
Livro Guerreiros do São Francisco: a história do Rio São Francisco

O escritor penedense, Eugênio Bulhões, lançou o livro Guerreiros do São Francisco: a história do Rio São Francisco. Com 101 páginas e 13 capítulos, o enredo se passa nas margens do Rio São Francisco. Através do personagem atemporal Guerreiro do Velho Chico, o livro convida ainda, o leitor a fazer uma viagem no tempo, conhecendo os episódios que aconteceram, tendo como cenário o Velho Chico.

A priori, o Guerreiro convive com os índios caetés, a tribo que habitava o sul do litoral pernambucano, todo o litoral alagoano e o norte do litoral sergipano e, portanto, a Foz do Rio São Francisco. Os caetés foram acusados de matar e comer o primeiro bispo do Brasil, Dom Pero Fernandes Sardinha, o que desencadeou a maior chacina indígena da história do país.

O livro também aborda a história do surgimento do primeiro núcleo de povoamento do Rio São Francisco, a edificação do Forte Maurício de Nassau, o povoamento do Alto São Francisco propulsionado pelo Ciclo do Ouro, a passagem do Imperador Dom Pedro II pelo Baixo São Francisco e a construção da primeira usina hidrelétrica do Velho Chico.

Além disso, apresenta uma pequena biografia de uma lenda viva do Rio, Toinho Pescador, questões ambientais, dentre outras.

O livro pode ser comprado neste site.

 

 

 

Com informações do Clube de Autores
 

Comentários comentar agora ❯