Currículo escolar poderá ter disciplinas de ética nos ensinos fundamental e médio
O Senado analisa projeto de lei, de autoria do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), que altera a redação dos artigos 32 e 36 da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB), para inserir novas disciplinas obrigatórias nos currículos dos ensinos fundamental e médio.
Para os alunos do ensino Fundamental, a proposta inclui a disciplina Cidadania Moral e Ética, além de conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes. Já para os alunos do ensino Médio, o projeto inclui as disciplinas, Ética Social e Política, Filosofia e Sociologia, também como obrigatórias.
Para o senador Sérgio Souza, problemas cruciais da nossa sociedade, somente conseguirão ser superados de maneira definitiva pela implantação de uma política educacional cada vez mais voltada para a formação moral e ética das crianças, refletindo positivamente na formação do caráter dos jovens, preparando-os para o exercício responsável da cidadania.
“É com esse objetivo que apresento o presente projeto de lei, propondo alteração da LDB com a finalidade de aprimorar o conteúdo do ensino fundamental com vistas a incluir, entre suas diretrizes, a preocupação com os valores morais e éticos que devem fundamentar a sociedade”, justifica o senador.
O projeto será votado pela Comissão de Educação do Senado em decisão terminativa.
Comentários comentar agora ❯