Roberto Lopes

Roberto Lopes

Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado

Postado em 10/09/2012 08:48

Currículo escolar poderá ter disciplinas de ética nos ensinos fundamental e médio

O Senado analisa projeto de lei, de autoria do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), que altera a redação dos artigos 32 e 36 da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB), para inserir novas disciplinas obrigatórias nos currículos dos ensinos fundamental e médio.

Para os alunos do ensino Fundamental, a proposta inclui a disciplina Cidadania Moral e Ética, além de conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes. Já para os alunos do ensino Médio, o projeto inclui as disciplinas, Ética Social e Política, Filosofia e Sociologia, também como obrigatórias.

Para o senador Sérgio Souza, problemas cruciais da nossa sociedade, somente conseguirão ser superados de maneira definitiva pela implantação de uma política educacional cada vez mais voltada para a formação moral e ética das crianças, refletindo positivamente na formação do caráter dos  jovens, preparando-os para o exercício responsável da cidadania.

“É com esse objetivo que apresento o presente projeto de lei, propondo alteração da LDB com a finalidade de aprimorar o conteúdo do ensino fundamental com vistas a incluir, entre suas diretrizes, a preocupação com os valores morais e éticos que devem fundamentar a sociedade”, justifica o senador.

O projeto será votado pela Comissão de Educação do Senado em decisão terminativa.
 

Comentários comentar agora ❯