Roberto Lopes

Roberto Lopes

Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado

Postado em 10/08/2018 08:30

Comissão aprova mudança de idade para renovação de CNH a cada três anos

Agência Câmara
Comissão aprova mudança de idade para renovação de CNH a cada três anos
Projeto passa para 70 anos a idade a partir da qual se torna obrigatória a renovação da CNH a cada três anos

O envelhecimento da população mundial é um fato concreto e de conhecimento público. No entanto, é notável que cada vez mais as pessoas têm envelhecido bem, chegando com muita energia e disposição a idades avançadas, se mantendo ativas e participantes do mercado de trabalho, necessitando se locomover pelas cidades com frequência e, consequentemente, dirigindo por mais anos.

Neste sentido, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei, de autoria do deputado Simão Sessim (PP-RJ), que aumentar de 65 para 70 anos a idade a partir da qual se torna obrigatória a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a cada três anos, ou seja, o exame de aptidão física e mental necessário à habilitação.

A proposta altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro e, em caráter conclusivo, será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

“Apesar de nobre a preocupação do legislador em prever um intervalo de tempo menor para que os idosos com mais de 65 anos renovem seus exames, acreditamos que a idade pode ser estendida para 70 anos sem prejuízos à segurança do trânsito, pois julgamos que essa alteração estará mais condizente com a realidade atual de inúmeros idosos que, cada vez mais, chegam aos 65 anos esbanjando saúde”, justifica Simão Sessim.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Luiz Geraldo Goncalves Que eu saiba, o único exame médico para a renovação da cnh, é um exame de acuidade visual, feita por qualquer médico credenciado, como um clínico geral, por exemplo.
  • LUIZ ALBERTO GONCALVES Eu fico me achando burro quando leio estes artigos,a qualidade de vida está cada vez melhor,aí vem estas desculpas que não passam de artifícios para arrecadarem mais grana para sustentar aquele bando de vagabundos lá de Brasília.
  • Tom Só saber aprovar leia só para a população né. Porque ele não aprovar leia com redução de salário deles e corte dos benefícios deles que não são poucos né.. Isso liguem fala sobre isso .
  • Marcos Eu nunca vi aprovarem nada de útil nesse paizeco aqui pelo visto pode "dirigir" até 200 anos daí pra frente, agora aumentar a capacidade da porcaria da CNH B ninguém aumenta e você fica impossibilitado de dirigir ou comprar certas pickups...
  • Elder Mais uma forma desse canalha político roubar o cidadão, nunca fazem para melhor a vida do motorista. Ele vai ficar velho e roubando a sociedade.
  • Clebson Oliveira Silva Concordo plenamente, o envelhecimento da população está cada vez mais saudável.
  • Carlos Antônio Van Der Ham CONCORDO PLENAMENTE MAS DEVERIA SER AUMENTADO PARA 75 ANOS, POIS A POPULAÇÃO ESTA VIVENDO MAIS E MELHOR, SÓ QUE TAMBÉM VAMOS TER QUE PAGAR MAIS POR ISSO, É UM ABSURDO
  • Paulo Roberto bourrus O Detran do RJ baixou de 5 anos para 3 anos a renovação de três em três anos para quem tem 60 anos.
  • Anmocar-br: Ass. Nacional dos Motoristas Condutores de Carros de Passeio e Similares do Brasil Esta é uma das preocupaçoes da (anmocar-br) e já publicamos opiniões a respeito, desde que a começou a ser divulgado o caso na tv, com um memorável video de uma de nossas concecionárias parceira. Se o nobre deputado nao tivesse igual idade....como estaríamos..?
  • Manoel Eu acho que a CNH tinha que ter somente uma categoria para dirigir qualquer veiculo tanto de passeio como de carga e ter o prazo de validade por tempo indeterminado
  • Ezequias Lyra Criando mais uma vez um sistema de imposto para pagar. A renovação era a cada 5 diminuindo. Um período de 3 anos. Trazendo assim um gasto a mais ao brasileiros que já tem muitos impostos a pagar. Neste país estamos com uma cu pula se sô vêem os cofres. O msm feito no caso dos faróis arrecadar
  • Paulo Acho justíssimo. Tenho 69 anos, estarei com 70 breve, e embora esteja previsto a necessidade de renovação para o ano que vem, me considero em plenas condições de dirigir, estando inclusive com a pontuação zerada.
  • José Alves ferreira Deus que abençoe este deputado que teve este progeto tão bom para as pessoas mais vevida. e que ainda tem muinto o que faser. Deus abenssoe estes que aprovaran a este. agradesso a Deus por viver neste país chamado Brasil........
  • Francisco Camerino Mendes Tenho 65 anos sou motorista profissional estou em plena atividade,e quero dirigir por mais uns 20 anos.tenho ótima saude e essa nova lei vai ajudar bastante..parabéns pro autor.
  • JOAO CARLOS DIAS Me impressionou profundamente, que alguém ligado ao poder público, tenha apresentado um projeto que faça sentido e beneficie a população ao mesmo tempo. Parabéns para o autor.
  • Alexandre Quem chega aos 65 anos no Brasil de hoje esbanjando saúde são os idosos que tem um plano de saúde e uma aposentadoria acima de 5 salários mínimos porque o Brasil para os idosos aos 65 anos é de ainda de trabalho porque 99 por cento dos idosos ganham 1 salário mínimo e ainda ralando.
  • Osvaldo José dos santos Deveriam é isentar maiores de 65 anos e 35 de habilitação de renovação devido aos altos custos e respeito a idade.
  • Virgílio José campos Concordo plenamente só não e vistoriar um veículo todos que também deveria ser cada3 anos para carro até 10 anos de uso e 5 para carro novo e acima de 10 ano aí sim deveria ser todos anos um abraço do amigo virgilhao
  • Marcelo França Show legal isso é uma boa Tá certo isso aí....
  • Cardim Justo
  • Francisco Batista do Monte Os Deputdos sao muito rapidos em aprovaçao das Leis quando os valores sao os eleitores que pagam. Porque nao aprova isentando o pagamento pois o detran e um orgao publico
  • Silas melanes Diminuir os exames de 5 anos para tres e uma verdadeira sacanagem .porque antes eles arrecadavam os impostos de 5 em 5 anos agora querem incurtar o tempo. Acham que estam pensando na segurança do transito? ,na nossa integridade fisica? Em 6 anos eles arrecadam o dobro de 5 anos. Essa é a ideia..