Roberto Lopes

Roberto Lopes

Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado

Postado em 09/08/2021 12:17

Deputados votam projeto que institui Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher em Alagoas

Igor Pereira/ALE
Deputados votam projeto que institui Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher em Alagoas
Plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas

A Assembleia Legislativa deve votar nesta semana, em segunda e última votação, um projeto de lei, de autoria da deputada Fátima Canuto (PSC) que institui a Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher no Estado de Alagoas. A proposta já foi aprovada em primeiro turno e por unanimidade na semana passada.

De acordo com a proposição, fica assegurada às mulheres, a assistência integral à saúde em ações de caráter preventivo e curativo especialmente relacionadas a gestação, parto e pós-parto; ginecologia, principalmente em doenças sexualmente transmissíveis; oncologia, em especial câncer de mama e de colo de útero; planejamento familiar; doenças psicossomáticas; entre outras.

O projeto também garante às mulheres, informações e acesso aos diferentes métodos contraceptivos; incentivo ao aleitamento materno; acesso a insumos e absorventes higiênicos a pessoa em situação de vulnerabilidade econômica e social; e assegura em sua plenitude, o acesso de mulheres adultas e adolescentes em situação de rua às ações e serviços de saúde.

“Temos que garantir o acesso das mulheres e adolescentes em situação de rua aos serviços de saúde da mulher, sendo imprescindível uma política voltada a este fim, com busca ativa desta população, com orientações preventivas e tendo como referência as Unidades Básicas de Saúde”, destacou Fátima Canuto.
 

Comentários comentar agora ❯