Roberto Lopes

Roberto Lopes

Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado

Postado em 02/09/2011 13:15

Censo Suas inicia coleta de dados da assistência social em todos os municípios

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) iniciou ontem (1º), a coleta de dados referente ao Censo 2011 do Sistema Único de Assistência Social (Suas).  Todos os municípios brasileiros devem responder aos questionários que neste ano, terá dois a mais do que o processo de 2010.

Um deles coletará informações sobre o funcionamento, recursos humanos e fontes de custeio das entidades socioassistenciais privadas que possuem inscrição nos conselhos municipais de assistência social. O outro avaliará os Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centros POP).

Em 2010, mais de 4,7 mil municípios enviaram informações para o levantamento que permitiram ao MDS, juntamente com os gestores e técnicos, conselheiros e cidadãos conhecer melhor os avanços e desafios da institucionalização do sistema.

De acordo com o diretor do Departamento da Gestão da Informação (Sagi) do MDS, Caio Nakashima, é necessário ficar atento aos prazos para preenchimento dos questionários, pois o seu acesso será impedido após o encerramento. Ele lembrou ainda, a importância de que todos os municípios respondam ao Censo Suas, inclusive os que ainda não implantaram centros de Referência de Assistência Social (Cras), centros de Referência de Especializados de Assistência Social (Creas) ou Centros POP.

Os responsáveis pelo preenchimento dos questionários poderão obter mais informações em contato direto com o MDS, por e-mail ([email protected]) ou pelos telefones 0800 707 2003, (61) 3433-8780 ou (61) 3433-8886.

O preenchimento de todos os questionários será feito via internet.

Confira o cronograma:

Secretarias municipais da área (1º de setembro até 14 de outubro)

Conselhos estaduais e municipais (1º de setembro até 14 de outubro)

Cras de todo o País (19 de setembro até 28 de outubro)

Creas de todo o País (3 de outubro até 11 de novembro)

Centros POP de todo o País (17 de outubro até 25 de novembro)

Secretarias estaduais da área ( 17 de outubro até 25 de novembro)

Entidades socioassistenciais privadas inscritas nos conselhos municipais (17 de outubro até 2 de dezembro)

Comentários comentar agora ❯