Rafael Medeiros

Rafael Medeiros

Formado em Letras, Direito e Comunicador pelo Sindirádio

Postado em 28/08/2009 13:49

Triste trânsito que marca nossa história com o sangue dos inocentes

Ilustração
Triste trânsito que marca nossa história com o sangue dos inocentes

Últimamente temos visto em Penedo diversos acidentes de trânsito marcar tragicamente a história do tranquilo trânsito da cidade ribeirinha, quando ceifa vidas de inúmeras pessoas que marcaram suas passagens por este mundo pela tranqüilidade, educação, respeito às tradições e bons costumes. O fatídico episódio que marcou tragicamente duas famílias durante essa semana, mais precisamente na quarta-feira, dia 26 de agosto, deixou-nos tristes e inquietos durante um longo período. Algo que não chega nem perto do trauma que os familiares ainda estão passando pela perda e pelo sentimento de culpa que neste último caso buscamos encontrar, mas, não enxergamos claramente um motivo, se não o de está no lugar e hora errada ou se certos diante dos planos do criador para os que acreditam no cristianismo.

É sabido por todos nós que a mudança do trânsito na cidade de Penedo, melhorou o tráfego e possibilitou uma maior organização. Por outro lado encontramos motoristas irresponsáveis que vivem testando a Avenida Wanderley como autódromo e despreocupadamente fazendo uso do celular, quando na sua condição a atenção deveria estar redobrada na sua e nas inúmeras outras vidas que lhe são confiadas. Mas, o telefone é fichinha diante das denúncias de motoristas dirigirem os transportes coletivos de Penedo após terem ingerido significativa quantidade de bebida alcoólica.

Motoristas que insistem em trafegar na contramão na Avenida Wanderley e outros na Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves são uma constante no dia a dia da cidade. Sentimos falta do atento Costa Filho que diante das suas antigas denúncias, buscava atingir um objetivo que era a reparação de falhas para que a comunidade penedense pudesse ter uma melhor qualidade de vida. E agora? Agora o mesmo Costa Filho é coordenador do Departamento Municipal de Trânsito da Prefeitura de Penedo, mas, infelizmente não tem reparado essas tristes falhas que tem manchado de sangue a nossa história. Lamentável!

Não busquemos bois de piranha para as tragédias do passado. Busquemos sim, soluções, para as que poderemos evitar no futuro. E essa responsabilidade é de todos nós e não somente dos que estão no "poder" e amargam a insensatez de manterem-se frios diante da inoperância produzida pelos poderes.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Jaime A SOCIEDADE É CULPADA DAS PRÓPRIAS MAZELAS.ANO PASSADO,PRESENCIEI ALGO MARCANTE.UM CIDADÃO QUE APARENTAVA TER UNS 50 ANOS,CONDUZIA SUA MOTO TRANQUILAMENTE PELA CONTRAMÃO,(A MESMA JÁ ESTAVA SINALIZADA COMO MÃO ÚNICA)QUANDO ESTE,AO OUVIR DE AGENTE MUNICIPAL DE TRÂNSITO QUE ERA PROIBIDO CIRCULAR NAQUELE SENTIDO, RETRUCOU COM UM "TÁ, E EU VÔ ARRUDIÁ É???", SEGUINDO FELIZ POR TER ECONOMIZADO ALGUMAS GOTAS DE GASOLINA, MESMO QUE PARA ISSO ARRISCASSE A VIDA
  • eduardo jorge avila mota querido rafael av wanderley passou ter este transito depois que ficou mao unica que criou
  • Sargento Sabino Rafael,acho que acidente de trãnsito é uma coisa comun na nossa sociedade moderna,o lamentável e que tivemos vítima fatal.Contudo,tem algumas coisas em nossa cidade que nessecita de um debate mais amplo,devemos observar o que preconiza o CTB,Que diz.Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas,veículos e animais,isolados ou em grupos,conduzidos ou não,para fins de circulação,parada,estacionamento e operação de carga ou descarga..Nossas vias são péssimas,inclusive as calçadas que hoje são ocupadas por cadeiras de báres,material de construção,entradas de garagens com pisos rebaixados ou em aclives.Com todos esses empecilhos fica difícil fazer caminhadas em Penedo.
  • adelson Rafael,na verdade a nossa pacata Penedo esta com um problema,e que tem solução claro. Mais quando se trate de vitimas como nesse caso fatal lamentavelmente, tem que punir o inrresponsável e depois debater se isso ou aquilo, dai sim sinalizar e acompanhar como:recapeamentos de ruas,reciclagem de condutores,respeito a velocidade,e as famosas multas......ai sim já mais eu vô ARRUDIA!!!!!! forte abraço
  • ANNY LINDINALVa RAFAEL ! É LAMENTAVÉL O QUE VEM ACONTECENDO NESSES ULTIMOS DIAS NA NOSSA CIDADE. É MORTE,BATIDAS,ATROPELAMENTOS,QUEDAS ETC. OS MOTORISTA Ñ RESPEITA NINGUEM PRINCIPALMENTE "OS MOTORISTA DE ONIBUS..." DEVERIAM PELOMENOS RESPEITAR OS SINAIS! NAS OUTRAS CIDADES Ñ RESPEITAM?PORQUE EM PENEDO Ñ PODE RESPEITAR! UM ABRAÇO.
  • ROBERTO É lamentável, e o pior é saber que pessoas são mortas no trânsito todos os dias. E pior ainda que ninguém fica preso, por essa responsabiliodade que assume ao conduzir um veículo. Que mudem as leis e o CTB. Código de Trânsito Brasileiro. AH! e o nosso CTB é o mais novo Código a respeito no mundo,porém não se aplica.
  • eu Todos nós sempre ouvimos de "a" ou "b" reclamações, indignação, sugestões etc. mas no fundo sabemos que com tudo isso nada adianta, os políticos só pensam no seu próprio bem-estar. Eles falam que Penedo precisa mudar, precisa crescer, gerar empregos, melhorar a qualidade de vida de seus moradores... mas que isso aconteça, a iniciativa tem que vir deles que detêm o poder. Coisas simples como placas de sinalização, redutores de velocidade, multas, poderiam sem dúvida resolver o problema do trânsito de Penedo e salvar vidas inocentes, porque eles não fazem isso? falta dinheiro? entao deixe de fazer super produções artísticas e reformas absurdas em prédios da administração.
  • Renata Infelizmente perdemos varios amigos por acidentes dentro dessa cidade. É a inrresponsabilidade de uns, relaxamento de outros e assim a quantidade de vitimas no trânsito vão aumentando. Ja morei em Penedo e sempre achei o calçamento um 0 a esquerda, procurei saber o motivo e o que mim informaram foi que não poderiam asfaltar ou melhorar o calçamento porque a cidade é histórica. Acho que isso não justifica pois temos a cidade de Piranhas que também é cidade historica e é toda asfaltada.