Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 31/03/2010 16:39

20 anos de memórias

Corria o ano de 2004 e todos os meios de comunicação do país abraçaram a Campanha do Desarmamento que nasceu a partir do Estatuto do Desarmamento, aprovado no ano anterior e que dava um prazo para que a população entregasse, de boa-fé, armas de fogo à Polícia Federal em troca de uma espécie de indenização.

Na Rádio Penedo FM, o programa Lance Livre deu início a uma série de reportagens e entrevistas com o objetivo de esclarecer e conscientizar a população de Penedo e da região do Baixo São Francisco da necessidade de participar ativamente da campanha, em nome da tão sonhada paz!

Em um determinado dia, a pauta do programa incluía uma entrevista com o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Penedo, Dr. Antonio Nelson Oliveira de Azevedo. Nos estúdios da emissora, como âncora do programa, atendi ao chamamento da Unidade Móvel de Reportagem para o qual sempre dispensamos prioridade.

E da Praça Jácome Calheiros, no Centro Histórico da cidade Patrimônio Nacional, o repórter Luis Carlos de Oliveira, o Luisão, em pleno exercício da profissão:

_ “Bom dia Martha, bom dia ouvintes da Rádio Penedo FM, estamos aqui com o Dr. Antonio Nelson, presidente da OAB em Penedo e com ele conversamos sobre a Campanha do Desarmamento. Bom dia Dr. Nelson!”

E o Dr. Nelson:

-“Bom dia Luisão, bom dia Martha, estou à disposição.”

E o Luisão:

-“Dr. Nelson, muito se fala na Campanha do Desarmamento, no entanto, o que a gente observa é que na hora de entregar as armas, as pessoas só entregam aquelas armas velhas, que não servem mais para nada. O que a gente vê é entregarem aquelas garruchas, umas pistolas dois tiros e uma carreira e umas espingardas soca-pentelho. O senhor também tem visto isso?”

Eu não vi se o Nelson viu ou ouviu. Depois de dois engasgos, o entrevistado seguiu em frente e falou sobre a importância da adesão à campanha, etc e tal.

Nos estúdios, Ednaldo Dantas ainda hoje procura a chave para desligar o microfone do Luisão e eu ainda estou procurando o modelo da espingarda.

Meu velho pai, José Vécio, ensinou-me alguma coisa sobre armas. Ele foi militar e gostava de caçar, no entanto, essa espingarda do Luisão eu, realmente, nunca vi.

Pelo visto, se analisarmos a quantidade de armas destruídas à época e os índices atuais de violência, a campanha não teve tanto êxito assim.

Por outro lado, parece que também não se conseguiu introduzir na população a cultura pela utilização de uma arma tão menos nociva quanto a famosa “espingarda do Luisão”.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Cel Pinheiro Eu q já estudei e vi tantas armas, não conheço essa! E se existir literalmente é para matar "xatos", ou conhecidos piolhos.
  • Roberto Olha essa Arma é como tantas outras: Melhores e Piores,que as pessoas não entregaram, faz sentido, não !
  • Ouvinte surdo É muito importante ter estes tipos de papos, lembro-me de tantas perolas do Dr. Luisão, imaginem que não teria espaço neste forum para comentá-las. Ouvi outro dia: (GRITANDO NO NOTICIÁRIO DE SEU PROGRAMA MATINAL) "Cadaver é encontrado morto no matagal"..... Ou simplesmente: "levou tres parambaços de revolveres 38".... Mas nada disto é importante, importa mesmo o carater e a qualidade do rapaz, é um grande profissional. O melhor que já pude ouvir: Pelo menos todos entendem o que ele fala. Luiz, o plural de carater é caracteres, e você que tem apenas um, está de parabéns.
  • Rose Essa espigarda do Luisão é a mais nova do mercado o nome dela é com [ exclusividade ] soca pentelho !!!! ela serve para detonar os pentelho do diabo Lorokkkkkkkkk
  • Antonio Parabens pelos comentario feitos hoje em relaçao ao prefeito!seria bom que o povo de Penedo tivesse consciencia e pensasse bem na hora de votar! Infelizmente o eleitor ainda está com a idéia retrógrada em relaçao ao votoMas está na hora do povo dá um basta em tanta sujeira na cidade de Penedo!
  • Clóvis Vieira calma aí gente, ele falou a nossa língua, tanbém não pra tanto. Eu conheço soca tepeiro sim, até já fiz alguns disparos.
  • gilvan sousa santos E verdade quem viu Penedo se acordando para um progresso melhor porque nao dizer bom em pro do seu povo e da sua evoluçao,hoje so seu nome permanece porque e a unica coisa que os administradores que fizeram de tudo para que o homem nao continuasse com a sua vontade a sua garra construir um turismo melhor uma cidade que ja estava mostrando um sorriso feliz nao continuasse pois o mesmo nao merecia se reeleger ,noentanto a bomba atomica caiu bem no centro de nossa cidade e suas ruinas suas maldades começaram aparecer em funçao de ambiçoes que fizavam apenas seus bolsos,e que contagiou de tal forma como se estivesse viajando a base de entorpecente e ai estamos vendo a grande derrocada e ainda quer ser um politico na CAMARA FEDERAL para mentir mais e enganar mais.PENEDENSES PRESENTES E AUSENTES ESTA NA HORA DE FAZER VALER SUA MORAL SUA DIGNIDADE E ACIMA DE TUDO SUA LEALDADE POR NOSSA TERRA APESAR DE NAO SER ALAGOANA E SIM SERGIPANA APREDI A AMA ESTA TERRA PORQUE FOI AQUI QUE HOJE SOU O QUE SOU E POR ESTE MOTIVO ARREGAÇO AS MANGAS PARA COM AS POUCAS FORÇAS QUE TENHO AINDA LUTAR PARA HOMENS DE BENS NO NOSSO MUNICIPIO E EM NOSSA ALAGOAS.
  • ILCA SILVA SANTOS Penedenses a hora e essa,estamos vendo e ouvindo os politicos se preparando para ajudar seus favoritos,espero que nao se mascarem pois existe candidatos que nao merecem nosso votoprecisamos ir as urnas eleger pessoas que realmente ame Penedo se analisarmos mais um pouco temos realmente um filho da terra que merece nosso voto esse sim e filho da terra,nao vou aqui questionar quem e quem nao e peço apenas a esse povo sofrido que se vende por qualquer besteira e nossa cidade cada vez mais se afundando,na realidade pessoas que mancharam nossa Penedo seja governo,seja prefeito,vereador ou um outro qualquer que nada fez por nossa Penedo esses sim pensava duas vezes para subir em um PALANQUE,ATE PORQUE A MASCARA DA MALDADE ESTA ESTAMPADA EM SUA FISIONOMIA..CUIDADO MEUS AMIGOS,MUITO CUIDADO,PENEDO NAO PODEMORRER EM MAOS DE OPORTUNISTAS.
  • MARIA ANTONIA DA SILVA ESTA CHEGANDOAHORA DE PENEDO DA UMA RESPOSTA BONITA AQUELES QUE TRAIRAM A CONFIANÇA DOS SEUS E ATE DE QUEM NAO ERA SEUS.VAMOS EM FRENTE E PROVA A ESTES POLITICOS PASSAGEIROS PORQUE ELES PROPRIOS PASSARAM UMA RESPOSTA BONITA PARA QUE LA NO FUNDO SUA CONCIENCIA DOA BEM DOIDA . NAO ESTOU PUXANDO SACO DE NINGUEM MAIS ATE HOJE TENHO SAUDADE DO EX PREFEITO DE PENEDO MARCIUS BELTRAO.