Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 26/08/2009 15:30

A visita do Imperador

No dia 14 de outubro deste ano a cidade do Penedo registra os exatos 150 anos da visita do Imperador Pedro II. Se haverá comemorações referentes ao Sesquicentenário não se sabe, mas esta humilde blogueira já deu a dica em uma conversa informal que foi levada (há sempre alguém para levar) e lembrada a quem de direito.
Sua Magestade Imperial D. Pedro II, Imperador do Brasil, chegou a Penedo, através do Rio São Francisco, depois de visitar a Bahia, em uma viagem que tinha como destino final a Cachoeira de Paulo Afonso e que foi paga por ele próprio. Nessa época, dizem alguns historiadores, os mandatários pagavam suas próprias despesas!
Uma grande festa foi organizada para recepcionar o Imperador e o prédio da Família Lemos, hoje Museu Imperial e Memorial Raimundo Marinho, foi transformado em Palácio Imperial e ali realizado um grande baile.
D. Pedro II , antes de seguir viagem, assistiu missa na Igreja de Nossa Senhora da Corrente e segundo seu diário, encantou-se com a cultura e a singularidade do povo sanfranciscano.
Que seja feita uma comemoração à altura de Penedo espelhada na, digamos, “nobreza franciscana” do Imperador.
Imagine se alguém resolve inspirar-se nas peripécias do Reino de A Vilã!
 

Comentários comentar agora ❯