Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 21/06/2011 18:05

Desgraças escolhidas democraticamente

Há algum tempo não escrevo. Tenho apenas usado a voz para informar e reconheço, nem sempre convencer meus ouvintes porque, infelizmente, ao informar, sou obrigada a narrar fatos onde estão embutidas as maiores atrocidades contra o ser humano.

E quando me refiro a atrocidades, não falo de crimes de sangue. Falo de atitudes e comportamentos.

Depois de ter percorrido tantos caminhos e ter me engajado em tantas lutas, entristeço-me com essa nova geração de eleitores que está se formando.

Na campanha eleitoral passada, ouvi um jovem dizer que só votaria em quem lhe pagasse pelo voto. Outro dia ouvi uma adolescente dizer que, como não estava obrigada a votar, só iria fazer o recadastramento biométrico determinado pela Justiça Eleitoral se vereador tal lhe desse um “agrado”.

Alguém já disse que os jovens de hoje são como insetos dos pântanos: já nascem envenenados.

É frustrante e decepcionante a escassez de lideranças que ofereçam uma única possibilidade que seja de renovação do nosso comportamento político e que sejam capazes, também, de mudar esse equivocado conceito de cidadania.

Falo de  pessoas, jovens ou não, mas com novas ideias, com ideologia, com vontade de mudar as coisas, de recuperar valores que perdemos nesses descaminhos que a política tradicional tem seguido.

Falo de mudança, de gente que faça um desenho novo e estabeleça um novo conceito de moralidade política.

Detesto esta sutileza venenosa, esse “jogo de cintura” maleável que continua sendo cúmplice do desgoverno que comprovamos dia após dia e que continua se alimentando na miséria humana.

Então me pergunto onde vamos parar com tantas desgraças escolhidas de forma democrática.
O que essas escolhas nos tem ofertado? O que os nossos filhos nos perguntam hoje quando os orientamos sobre os valores morais e éticos da sociedade e dizemos a eles que não mintam, não roubem, não enganem, não matem, não difamem?

Que nesse país só vence quem é desonesto? Que só existe justiça para quem tem dinheiro? Que matar um macaco, uma cobra, um jacaré ou cortar uma árvore é mais grave do que matar ou estuprar um ser humano? Que todo político é corrupto? Que não adianta estudar e que um diploma não leva ninguém a lugar algum a não ser a uma cela especial porque bandido branco, rico e com nível superior é privilegiado, principalmente se for político?

E afinal, o que vamos fazer? Como construir certezas com tantos argumentos que se tornam inconsistentes diante da desmoralização que esses infelizes, escolhidos democraticamente, impõem à nossa cidadania e às nossas instituições?

Precisamos encontrar urgentemente uma saída, uma verdade concreta, forte, duradoura, que não exploda em nossas cabeças como bolas de sabão.

Afinal de contas, desgraça escolhida democraticamente, é falta de vergonha!
 

Comentários comentar agora ❯

  • Roberto Olha, essa atitude é a forma verdadeira e temos logo que se acostumar, porque nada muda em prol de uma juventude que anceia por novas descobertas, com políticos antigos que há mais de meio século ( 50 ) anos estão na mordaça, e não falta nada para si próprios, na família, nos parentes e até na vizinhança da rua onde tem apê e o jovem que amanhã tem 18 ou 21 anos não sabe nem escrever um pequeno texto no papel, porque não foi lhes foram ofertado uma sala de aula com professores comprometidos com sua formação ah, até porque só vivem em greve, onde uma grande e famosa empresa que selecionava trabalhadores rurais oriundos do Nordeste Brasileiro,os trabalhadores estavam faltando muito no serviço, feita campanha para solucionar o problema foi contratados profissionais da área odontológica para resolver a situação que afetava aqueles jovens. Senhores(as) isso é o que ?
  • Rosineide É Marta tudo que acabo de ler infelizmente é a realidade em que vivemos um mundo em que os poderosos corruptos se enconde atrás de uma boa roupa ,atrás de um bom cargo seja ele politíco ou particular em fim pessoas que acha que porque tem dinheiro, são os donos do mundo e saber que pode conta com a impunidade que reina esse país onde só o ladrão de galinha é que vai para cadeia enquanto os ladroes do dinheiro público fica rindo da cara do cidadão de bem eu espero que em 2012 as pessoas possam refletir bem antes de eleger os nossos representantes.
  • evanio é verdade marta,nada melhor do que por a mao na cabeça ou melhor na consciencia para saber o porque disso ou daquilo.mais se as coisas acontecem é porque nós permitimos,nós somos cumplices de tudo ruim que acontece em nosso país ,estado,municipio.ja a juventude minha cara amiga tenha a certeza que essa nao estar nem ai pra politica,futuro,democracia,exerce seu papel de cidadania,as coisas banais ,vazias,passageiras parece ser mais atraentes ou prazerosas,isso sim tem importancia pra nossa juventude.alias sinto falta de seus editorias no lance livre
  • Valdo Espinheira Fausto Menina Marta Quanta saudade do tempo em que sua caneta não tinha tanta amargura ! Temos que continuar buscando um dia em que todos tenhamos direito a Educação. Nunca jogar a toalha, pois sem Educação sempre seremos pau mandando dos politiqueiros. Se com estudo está difícil imagine sem estudo ? Por ora é só.
  • Radjalma Lopes Minha amiga Martha, já estava sentindo (D +) seus precisos e inteligentes comentários. Mais uma vez estou de parabens, pela possibilidade em lê-los. Não estou conseguindo enviar e_mails à vc. Um forte abraço do amigo Radjalma
  • izabel Educação! Educação! Já! pra ontem! Jovem que não lê, como pode ser capaz de transformar sua vida? Quem dera que 1% dos jovens que acessam a internet no nosso BRASILZÃO lessem essa reflexão ! Como diz o famoso cantor e compositor Peninha: \\\"O mundo está divido em duas partes, os que lêem e os que não lêem\\\".
  • Jorge Muito \"bla bla bla\" nesses coments, e vc Marta fala muito, faz muito, mas sozinha fica dificil de fazer as mudanças acontecer! Eu não reclamo pq eu não estou muito preocupado em mudar, mas fico indignado como tanta gente vê e não enxerga nenhuma solução palpável. Pessoas com mais condições e influência poderiam se organizar e colocar gente descente no poder. O povo no poder trabalhando para quem mais precisa: o povo!
  • ANA MARIA PARABÉNS!!!! 100 PALAVRAS!!! TUDO MUITO VERDADEIRO!!! SÓ NÃO VER QUEM NÃO QUER....