Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 20/10/2009 09:47

Curtas, Médias e Moduladas

Educação

Termina nesta terça-feira (20) o prazo para a inscrição dos candidatos a professor-monitor. Segundo um experiente profissional da área de educação, o governo anuncia seleção de monitores em pleno outubro para dar férias, porque, segundo o experiente professor, o ano letivo (mais um!) está comprometido e não há como recuperá-lo.

Educação 1
O Senado vai analisar uma proposta que torna obrigatória a escola em tempo integral para alunos da rede pública. A matéria está na pauta desta emana.
O questionamento é inevitável: Tempo integral pra fazer o quê?
Faltam professores, bibliotecas, laboratórios, material esportivo, quadras ou ginásios de esportes, recursos pedagógicos indispensáveis para a atuação dos educadores, enfim, o que as crianças e jovens farão na escola em tempo integral?

Educação 2
Também está na pauta do Congresso Nacional uma proposta de modificação do calendário escolar.
Segundo a matéria a ser votada, o início das aulas nas redes públicas de ensino dar-se-á somente após o carnaval.
Houve um tempo em que era assim. Saíamos de férias em meados de dezembro e somente retornávamos às aulas depois do carnaval. Tecnicamente seria uma temeridade avaliar a qualidade do ensino daquela época por absoluta falta de conhecimento, no entanto, basta observar algumas experiências para ter a certeza de que alguma coisa , daquele tempo, não se perdeu. E não era o tempo em que permanecíamos na escola.

Educação 3
Certa vez, ao fazer uma seleção para um evento, solicitei que os candidatos, alguns já universitários, preenchessem um formulário com seus dados pessoais, etc..., etc...
Em uma empresa, ao fazer algum tipo de seleção, nos habituamos a observar os candidatos desde o momento do preenchimento desses formulários e um em especial me chamou a atenção.
Indeciso, ele observava a folha de papel. Suava e girava a caneta na mão em uma demonstração de extrema tensão.
Aproximei-me e perguntei se ele tinha alguma dúvida e se eu poderia ajudar. A resposta me deixou perplexa: - O que quer dizer filiação?
E respondi: - Se eu disser que é o seu pai e a sua mãe você não vai ficar ofendido, vai?

Conclusão

Se os profissionais da educação não começarem a mostrar à sociedade a SITUAÇÃO REAL da educação, todos vão continuar achando que tem jeito e que os anúncios oficiais podem ser verdades.
Para os leigos, principalmente os pais e mães, educação quer dizer filhos na escola.
Quando a criança sai de casa, uniformizada, com os livros embaixo do braço, os pais sentem que sua missão está cumprida.
Professores, educadores, digam a verdade sobre a educação ou nós estaremos empenhando o futuro de nossas crianças!
 

Comentários comentar agora ❯