Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 06/11/2009 12:10

'Afinal, quando o juiz vai decidir?'

Nos últimos dias vários telefonemas de ouvintes (naturalmente alguns espontâneos, outros direcionados) para o Programa Lance Livre têm cobrado do Juiz Braga Neto a tão esperada sentença dos processos que envolvem o resultado da eleição 2008 para prefeito de Penedo, que, por decisão do Tribunal Regional Eleitoral, recaiu sob sua responsabilidade e sobre seus ombros após o juiz titular da 13ª Zona solicitar afastamento por motivo de foro íntimo.


É claro que uma decisão tão importante precisa ser, além de justa, bem fundamentada, o que demanda tempo, pesquisa, avaliação de provas, reflexão, interpretação e ainda outros “ãos” que envolvem sentimentos e atitudes humanas como determinação, vocação, dedicação, capacidade de observação e consciência de predestinação.


É lugar comum dizer que a justiça é lenta. É claro que, como cidadãos, queremos que as decisões que envolvem situações importantes para o nosso cotidiano sejam tomadas na velocidade que almejamos, mas, devemos entender, também, que juiz é homem, um ser humano à mercê de todos os mesmos sentimentos que estão presentes em cada um de nós.


Pela sua história profissional, o juiz José Braga Neto é respeitado e não há nada que possa sinalizar que a sua decisão não será justa. Por outro lado, ainda possui um atenuante para a demora: responde por duas Varas Criminais (4ª de Penedo e 8ª de Maceió), além de ter que cumprir até 31 de dezembro a determinação do Conselho Nacional de Justiça em relação aos processos que deram entrada até 2005.


Há, ainda, outra conclusão que parece óbvia: a de que seja qual for a decisão do juiz de primeira instância, qualquer uma das partes que se sentir prejudicada vai recorrer de sua sentença. Isso é líquido e certo. Portando, o caminho a ser percorrido por esses processos vai de Penedo a Brasília. Então, o jeito é: esperar e confiar na missão institucional do Magistrado.


Como diz o velho ditado popular, a justiça tarda, mas não falta. E como o tempo é um sujeito gago, é preciso ter paciência para saber o que ele diz.
 

Comentários comentar agora ❯

  • penedense confiante nós não precisamos nos preocuparmos, pois daqui a quatro anos essa sentença sairá!
  • alguém Quando um pé rapado rouba um salame é preso instantaneamente, e fica lá de molho, as vezes é "condenado sem ser julgado", mas quando a "justiça" vai julgar "peixes-grandes" é muito cuidadosa (como deve ser ou não),então "Vamos celebrar nossa justiça!"
  • OMBUDSMAN ACHO QUE O SUJEITO ( TEMPO ) NESSE CASO É MUDO !!
  • Roberto Parabéns pela matéria Marta, já estava na hora a imprensa se manifestar a este respeito. Concordo sobre a competência do Juiz, mas, a demora em decidir este processo já é demais, principalmente levando em conta que os processos eleitorais tem prioridade sobre qualquer outro, por se tratar de interesse público e da legitimidade de alguém em deter um mandato eletivo. Já se passou mais de um ano e sinceramente não acredito que esta sentença saia, isso só faz confirmar que as eleições em Penedo teve verdadeiramente muita coisa errada. Eu só queria que houvesse mais respeito com o povo de Penedo, que vem sofrendo muito com a instabilidade política e econômica, devido a demora na confirmação da justiça em quem vai ser o nosso prefeito.
  • Elisio Duarte Realmente a justiça tarda, mas o que nos deixa mais agoniado é perceber que ela só está tardando aqui em Penedo, pois nós já vimos uma solução para esse mesmo problema em várias cidades próximas da nossa. Nos deixa mais agoniados ainda ver a nossa querida cidade sendo literalmente destruída por esse cidadão que se diz prefeito, sua esposa e o resto da croja. Já tive oportunidade de conversar pessoalmente com o Dr. Braga Neto e ele me passou uma boa imagem, as decisões dele têm sido coerentes, até agora foi o juiz mais "corajoso", pois os outros desistiram antes mesmo de chegarem ao meio do caminho. Só não concordo com o fato dele ter ido na Penedo FM mais de uma vez e ter dado prazos para essa sentença, prazos que ele nunca cumpriu, acho que isso acaba deixando a imagem de que ele é um homem sem palavra. Enfim, vamos aguardar como a gente sempre faz, confiantes de que a justiça será feita e nossa querida cidade voltará a sorrir com liberdade e muito respeito, coisa que não tem acontecido esse ano.
  • Mary das Dores Uma coisa é certa, a eleição de 05/10/2008, ainda hj deixa mto a desejar, pois o q podemos presenciar no momento, são pessoas indignadas, insatisfeitas e até msm com mto ódio dessa administração q nada fez e pelo visto, nada fará, a ñ ser perseguir, humilhar e contratar funcionários, q aliás, é a única novidade nessa gestão. Eu espero q a Justiça seja justa e entenda q o povo merece saber de uma vez p todas quem de fato ganhou a eleição. se bem q, já sabemos faz tempo, só falta a justiça confirmar o q todos, inclusive eles, já sabem desde 05 de outubro de 2008. Como sou brasileira e mto persistente, vou continuar acreditando q a verdade será mostrada p todos e ñ só daqui a 4 anos viu, vcs q querem mordomia até lá, fiquem certo q a verdade ñ vai mudar, e assim sendo, eu sinto muito informar, MÁRCIO vai voltar sim p prefeitura e ainda nessa gestão, e quanto ao gestor atual, restará na próxima eleição, procurar conquistar o eleitorado e ser mais humilde, pois foi essa humildade q fez MÁRCIO BELTRÃO, prefeito de Penedo. JUSTIÇA, por DEUS eu pesso, julgue o q já é fato e mostre o q é verdade!
  • Rafaela Santos Omii nosso prefeito é Marcios Gente nossa Vitoria vem aê como nosso Vasco aê na 1º Divisão Dalila Beltrão nosso Vascooo Subiu Nosso Prefeito Também vamos reza muito que ande isso logo
  • Coração de Leão Em verdade, temos que agir pela razão e não pela emoção e, nós seres humanos pecadores que somos tem esse triste habito. Em verdade, esquecemos a vitória esmagadora de Márcios que também foi muito questionada na época! Gente, a política sempre foi asiim e, assim vai continuar. Sabem por quê? A maioria dos nossos eleitores são analfabetos políticos, fazer o quê? Paciência!
  • tania Para sabermos o que aconteceu no dia 05 de outubro de 2008, não precisamos de juiz pra dizer, está bem claro. Mas para sabermos de que lado a"justiça" está, esperamos o tempo que lhe convier.
  • jones A mão de Deus pesará em todas as Partes!!! E ai daquela que não estiver em seus propósitos!
  • Fábio Estamos vivendo hoje uma causa nunca vista antes na hostoria politica em nossa cidade.Foram muitos anos politicos passados,mas não presenciamos tal roubalheira vista nas eleições no dia 05 de outubro de 2008.Uma população inquieta,insatisfeita e aflita como a espera de tal resultado.Ja se passaram 1 ano e nenhuma resposta foi dada para sossego de todos.O que ouvimos e so promessas não cumpridas.15 dias vão e vem,e nada resolve.Parabéns Marta pelo pronunciamento dessas maravilhosas palavras,pois todos tem quer tomarem conhecimento do que se passa a 1 ano atras,so promessas de juizes,que nada pronunciam para a inquietação da grandee maoria da população penedense! Vemos hoje,uma elite,que diz se dona da tão querida e maravilhosa PENEDO..cidade historica,tombada pelo patrimonio historico,uma cidade que mereçe todo respeito e carinho,porem não vemos nem sequer a limpeza nas ruas da cidade.Eh uma situação desastrosa,onde a elite não toma conhecimento do grande erro nunca visto antes.Pois eh isso,temos que lutarmos por nossos direitos,..irmos em busca sim do nosso resultado nas urnas dia 05 de outubro de 2008.Tenho certeza que a justiça será feita,pois ela tarda,mas naum falha!!! DEUS estara sempre com os justos!!
  • Emanuela Queiroz Primeiro quero parabenizar ao site e aos colaboradores, pois que bom PENEDO cresce em matéria de tecnologia, pena q a msm coisa ñ acontece na política. Pq se formos voltar alguns anos atrás, perceberemos q p aqui essa situação se arrasta faz algum tempo. Vejamos, esse msm político q hj infelizmente prefeito da nossa linda e desrespeitada cidade, já tem processos q vergonhosamente causa revolta pela gavidade dos fatos, mas no entanto, conseguiu eleger-se PREFEITO", e o q me causa mais espanto, é o fato de ter sido comprovado através de processos instaurados com relação a eleição do último pleito,tanto é, q a desembargadora pediu a cassação, mas no entanto, já passado 1 ano, e ainda ñ se obteve uma resposta por parte da justiça, isso sem falar q o juiz atual, já é o 4º nesse msm processo e o povo, o mais interessado e mais prejudicado, nada sabe a respeito, a ñ ser a incerteza do q pode acontecer. Gente, são vidas q estão em jogo e o q tão fazendo com nossa cidade é mto grave, DR. BRAGA NETO, se o senhor tiver oportunidade de visualizar esse site e ler os comentários aqui postados, eu pesso q o Magistrado veja com carinho e q use o poder q lhe foi confiado, dando a sentença justa, ñ pesso mais do q isso, apenas q seja imparcial e julgue esse processo com justiça. Ñ tive oportunidade de conversar pessoalmente, mas a impressão q me passaram era de q o Sr. tinha todo interesse de q tudo fosse resolvido e a verdade prevalescesse. Estamos aguardando, só espero q ñ por mto tempo.
  • Aline Raposo O Juiz irá proferir a sentença quando, finalmente perceber que o povo de Penedo merece uma resposta justa e rápida, das eleições de 2008, pois é o povo quem escolhe o administrador da cidade e precisa sim, saber quem está a frente do município. Por enquanto o que nos resta é ter paciência e saber esperar, porque PACIÊNCIA É A ARTE DA ESPERANÇA, e como o povo não deixa a esperança morrer, vamos aguardar a VERDADE, VERDADE ESTA QUE TODO MUNDO JÁ SABE, creio que até o próprio magistrado. Também nos parece claro e evidente, que para o nobre juiz, seria bem mais fácil decidir a favor do atual gestor do nosso município. Mas isso é coisa mais que impossível, são tantas nojeiras e tantas provas que seria inaceitável uma decisão injusta. Vamos ter paciência que um dia a sentença sairá disso eu tenho certeza, agora quando? Uiiii, aí é que tá o problema.... Eu confio na justiça e sei que a decisão será justa!!! assim espero....Mas só peço ao nobre magistrado que não demore muito, porque Penedo está afundando, cada dia que passa o caos aumenta...
  • Antonio Lins O que o povo de Penedo mais quer nesse momento é uma decisão da justiça. Ninguem aguenta mais tanta hipocresia, tanta mentira e esculhambação de uma parte de eleitores que não conseguiram ganhar as eleições de 2008. Nunca vimos na história politica de Penedo um grupo de beneficiados irem as ruas esculhambar, apedrejar e tentar manchar o que a maioria dos eleitores escolheram. Dizer que houve frraude é facil, mas qual dessas pessoas que aqui postaram suas opiniões notaram e avisaram as autoridades que presenciou algum tipo de roubalheira? dizer que o povo de Penedo está querendo a volta de Marcio Beltrão, é no minimo uma mentira. O ex-prefeito Marcio Beltraõ não conseguiu conquistar o apoio da comunidade penedense, esteve sempre as margens e ausente dos acontecimentos da cidade ex. os vários carnavais, são joão etc e tal. Que postem suas opiniões mais não coloquem palavras na boca do povo penedense, ganhou quem teve mais competência e quem foi menos arrogante.
  • Rita de Cassia Duarte Afinal, quando o juiz vai decidir? Essa é uma pergunta mto propícia p o momento nobre radialista MARTA, e é exatamente essa a pergunta q já faz bastante tempo nos fazemos, de quando finalmente a nossa cidade será livre e respeitada, pq com esse gestor q aí está, com toda certeza nada vai funcionar e nós penedenses, ao invés de crescer, regridiremos. Como o tempo passa rápido, assim gostariamos q fosse a decisão da justiça, dando seu parecer favorável a quem de direito, a quem realmente o povo de Penedo votou. Ñ tá tão difícil assim, pois tá claro como água, só ñ ver quem ñ quer. Portanto Senhores da lei, já está na hora do povo penedense ficar sabendo qual o veredicto, pois quem ganhou a eleição, todos já sabemos.
  • VALQUIRIA NOBRE IMAGINO Q Ñ É FÁCIL DÁ UMA SENTENÇA, ONDE VAI MUDAR O DESTINO DE VÁRIAS PESSOAS DE UMA CIDADE INTEIRA, É PRECISO ESTA MUITO FUNDAMENTADO REALMENTE, ATÉ PQ ESSE PROCESSO Ñ VAI PARAR POR AQUI, E TENHO CERTEZA Q DR. BRAGA NETO, Ñ QUER DEIXAR UMA SOMBRA DE DÚVIDAS SOBRE SUA SENTENÇA. MAIS A POPULAÇÃO CLAMA POR JUSTIÇA, Q A VERDADE , VENÇA A MENTIRA. O PRINCIPAL LESADO NESSA HISTÓRIA Ñ SE CHAMA ALEXANDRE TOLEDO NEM MARCIUS BELTRÃO, O PRINCIPAL LESADO NISSO TUDO, É POVO, Q FOI AS URNAS FAZER VALER O DEREITO DE COLOCAR PARA GOVERNAR QUEM A POPULAÇÃO CONFIA, E ISSO NOS FOI ARRANCADO DE TAL FORMA Q NOS DEIXA REVOLTADOS. MAIS O Q NOS RESTA É REZAR E CONFIAR Q A JUSTIÇA VAI SER FEITA, E ESPERO Q ARRUMEM LOGO UMA CURA PARA ESSA GAGUEIRA. OUTRO FATO Q NOS DEIXA INDIGNADOS É Q CIDADES Q ACONTECEU FRAUDES Ñ TÃO GRAVES COMO EM PENEDO, JÁ FOI DECIDIDO, A EXEMPLO DE NEOPÓLIS, MAIS ISSO É SERGIPE, ALAGOAS É OUTRA COISA, DR. BRAGA NETO, JÁ É 4º JUIZ, Q PEGA ESSA CAUSA, FAZEM ISSO PARA GANHAR TEMPO. MAIS ENQUANTO TENTAM GANHAR TEMPO, NOSSA CIDADE VAI SENDO CADA VEZ MAIS PREJUDICADA. ESPERO E CONFIO Q O DR. BRAGA NETO, DÊ LOGO ESSA SENTENÇA, Q ELE SEJA JUSTO, CORRETO, PENEDO CONFIA NELE.
  • Rafael Correia Os penedenses cansados com o Regime Militar emplantado pela atual administração, clamam por uma SENTENÇA urgente, tal qual mais uma vez o radialista anunciou na semana passada, ñ me recordo o dia, segundo ele o MAGISTRADO, Dr. Braga Neto, próxima semana, seria então desvendado o mistério da última eleição. Resta aguardar p saber se de fato finalmente saberemos a sentença, q cá p nós, eita resultado difícil esse. Mas eu nunca perdi a esperança, nunca tive dúvida de q a JUSTIÇA será feita, msm q com um certo atrazo, mas como diz o ditado, antes tarde do q nunca!!!
  • CIDADÃ A verdade Marta é que Penedo encontra-se em suspense desde o dia 05 de outubro de 2008, quando nós fomos votar e vimos a cidade vestida de "amarelo" de dia, e de "luto" a noite! No momento os eleitores penedenses só querem a resposta da justiça, que apesar da demora, precisa realizar a sua "nobre função de julgar"! O julgamento dessa admnistração, o povo já fez, mas da eleição passada ainda espera o resultado,"semana após semana", sem resposta! Ao contrário do que muitos pensam, não pedimos apenas a resposta que "queremos", mas a que seja possivel diante das provas e da lei! Que assim seja!
  • Joana Amaral Realmente esta é a pergunta que não quer calar: afinal, quando o juiz vai decidir? Eu sou eleitora e admiradora do atual prefeito Alexandre Toledo, mas antes de tudo sou uma cidadã penedense e não aguento mais ver a cidade do jeito que ela está. Os palanques eleitorais ainda estão armados desde o ano passado e cada vez os comícios esquentam mais. Não trabalho na prefeitura e não tenho nenhum parente que trabalha, então não tenho interesses pessoais nesse resultado. Essa sentença é de interesse de toda a população penedense, então espero que o Dr. Braga Neto dê logo esse resultado, seja ele favorável ao Márcio ou ao Alexandre, o que não pode é nossa querida cidade continuar do jeito que está.
  • Junior Merecemos respeito! OTIMA materia Martha... Sábia como sempre!
  • rosi fiquei sabendo que o juiz Dr Braga Neto, é muito competente e acredito que ele vai ser justo dando a sentença favorável, a quem está certo, o que me deixa um pouco triste é essa demora, é hj é amanhã, e ja se passaram 1 ano, e o povo de Penedo sofrendo, o povo merece respeito.
  • PedrinhO JUSTIÇAAAAA LOGOO! Prabéns Martha... e Dr. Braga Neto, olha o caos que a cidade se encontra e toma logo uma posição pelo amor de Deus!
  • Adriana Santos Em uma coisa eu acredito, o Dr. Braga Neto dará sim o resultado, pois como Magistrado, fará justiça a quem de direito. Sei tb com convicção os processos existem, as provas são consistentes e a justiça tá aí p julgar, só espero q seja ainda esse ano, pois enquanto isso ñ acontece, esse gestor q está a frente do município, continua jogando na lama o nome da nossa linda e histórica cidade, continua fazendo absurdo com o dinheiro público q é nosso e merece ser administrado com responsabilidade, competência e com mais respeito. Dr. Braga Neto, como Magistrado, julgue com justiça esse processo q se arrasta e por favor, com uma certa urgencia, pois sinceramente, tá difícil esperar, enquanto o nosso município está se afundando no marasmo, no esquecimento e no descaso total, pois por aqui mais parece q tudo parou no tempo, só o q anda a passos longos, são os desmandos e a falta de respeito!!!
  • Maria Correia Vou completar 81 anos dia 29/12, por lei não sou obrigada votar, mas quem disse que não voto? Votei na eleição de 2008 e continuarei votando, pois faço questão de exercer a minha cidadania, escolher as pessoas p administrar o município em q moro. Portanto, como tenho direito de exercer minha cidadania, consequentemente tenho direito de vê-lo respeitado. Quando digo meu direito respeitado, me refiro aos processos das eleições p prefeito aqui em nossa cidade, pois pelo q me consta, se houve processos, por conta deles, audiências e inclusive até consequências, pois a Desembargadora pediu cassação do Sr. Prefeito e isso nos leva a crer q de fato existiu irregularidades. Mas e em nossa cidade, p q continua no anonimato, p q ainda continuamos fazendo a msm pergunta, quando finalmente sairá a SENTENÇA?Afinal, já se passou 1 ano, e nós, q nos sentimos lesados, precisamos de respostas. É mto simples, a essa altura dos acontecimentos. Ou favorece ao prefeito atual, ou ao ex-prefeito, desde q o favorecido esteja de fato e de direito com a VERDADE.
  • Sandro Ramos A justiça foi feita,o prefeito de Penedo é o sr. Alexandre Toledo e será por mais 4 anos ou seja 8 anos.