Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 04/07/2011 11:08

Curtas, Médias e Moduladas

Farinha no Saco

Em recente entrevista o prefeito de Penedo, Israel Saldanha, fez alusão à posse de um saco político que, segundo ele, metaforicamente, estaria cheio de farinha e que mostraria seu potencial na próxima eleição.

Outro dia, esta bloqueira foi procurada, insistentemente, por um “empresário” do ramo das pesquisas, interessado em divulgar um resultado bastante desfavorável ao alcaide, apenas porque em suas palavras, “seria importante divulgar para a sociedade a avaliação da administração municipal”, e sendo, o suposto primeiro colocado na pesquisa de intenção de votos, um membro de seu grupo político.

Neste domingo, 03, na edição do jornal Gazeta de Alagoas, na coluna do jornalista José Elias, uma notinha sobre uma possível articulação política do governador Teotonio Vilela para uma nova candidatura a prefeito da cidade de Penedo do ex-prefeito que renunciou, chama a atenção.

Considerando que em política, tudo que não é possível, é falso, como disse Antonio Del Castilho, esse saco de farinha deve estar mesmo cheio.

Resta saber quem vai comer a farinha que, pelo andar da carroça, já azedou. Se o povo de Penedo ou apenas o dono do saco.

Constatação

A nova demagogia ainda não está sendo bem assimilada pela opinião pública. A verdade é que as pessoas de boa fé ainda estão acostumadas com a demagogia verborrágica e rebuscada dos antigos corruptos, aquelas dos inúmeros tipos mostrados pela rede Globo de televisão, cujo exemplo mais recente é o prefeito de Brogodó, na novela Cordel Encantado.

Os novos demagogos estão trabalhando um discurso mais objetivo e pretensamente progressista induzido pelos marqueteiros contratados a peso de ouro.

Seduzir as massas com um vocabulário direto, autônomo, como se fosse de uma figura que não está nem aí para o poder é uma das estratégias preparadas e em planejamento para a campanha do ano que vem.

Só que esses demagogos estão no poder e vendem a mãe para não sair dele, se preciso for.

Amor e Ódio

É compreensível essa relação de amor e ódio com a imprensa alimentada por pessoas que não têm maturidade para lidar com o público. Relatar, escrever o que se vê, viu e ouviu, ser testemunha da história, é uma arte que só pode ser exercida por quem tem os cinco “ãos”: vocação, paixão, dedicação, inspiração e predestinação e um “agem”: coragem.

Não confundam os “ãos” com corrupção, putrefação, deterioração, prevaricação, ou o “agem” com camaradagem, malandragem, libertinagem ou vadiagem.

“A verdade é sempre subversiva” (Sidney Chalhoub)
 

Comentários comentar agora ❯

  • gerso Marta parabesn pela matéria,mais tenhor a pura certeza que o povo vai dizer não a esse cidadão que acabou com nossa cidade eu tenho é vergonha dele,Penedo esta do jeito que esta graça a ele que não respeitou seus eleirores quando renuciou um mandato que foi ortogado pelo povo a ele, e ele simplismente prferiu atender ao governador renuciando o cargo e abodonando seus eleitores que o msmo não comunicou a sua renucia, todos saben o que ele fez com Dr Ronaldo Lpes quando dizia que iria fazer uma pesquisa para sim escolher o candidato a prefeito, e foi colocdo zé garrafa aquela adentro, ai foi pizza mesmo, agora atraição vai ser com esse coitado do prefeito,que ta pensando que ele Alexandre vai apoiar el, pode ser quem for , o povo não aquenta mais esse povo que ai esta não, vamos d um basta no continuismo,
  • capitão Heculano do gangaço DE BROGODÓ com Alexandre de novo não SANTO DE CRISTO TEM PODER,vamos fazer um manifesto pedindo aele que não seja candidato a prefeito, porquer Penedo ta atrasado com ele, o cara amigo do gonvernador quatro anos de mndato, o governador não trouxe nada pra penedo, agora ele é secretario de saude do estado trouxe o que pra penedo nada, por issoALEXANDRE DEIXE PENEDO EM PAZ, deixe pra quem gosta de penedo, va ser prefeito em sua cidade Cajueiro onde o senhor teve mil coto pra deputado federal Penedo agradece
  • THALIA ta vendo o resultado da politica.ou melhor da politicagem penedense os amigos ja estao brigando entre si,começando pelo os que fazem a emprensa local.o interesse pessoal fala mais alto que a democracia ou o direito de se expressar,cada um puxa pra o seu saco,os que estao no lado da atual administraçao e os que querem assumir a prefeitura.isso é uma vergonha,a politica destroe as velha amizades.
  • Pedrinho Martha, continue escrevendo, precisamos disso para melhorarmos nossa cultura e termos esperança. Nosso povo só será melhor com muita informação. Um abaraço.
  • Marcelo Rocha Parabens Marta pela coluna,um dia nosso povo escolhera um Prefeito que trabalhe verdadeiramente por todos os Penedenses e näo para alguns privilegiados.Abraco.
  • WALTER GÓES Parabéns, Maria Bonita, Mais uma vez voce mandou bem. É isso aí, chega de tanta demagogia. Walter Góes
  • ANA MARIA MEU JESUS!!!! POVO DE PENEDO,ATENÇÃO NA HORA DE DAR SEU VOTO!!!! OLHE BEM PARA NOSSA PENEDO!!!!! TOLEDO MUNCA MAIS!!!!!
  • Leilane Meu povo,por favor.nessa próxima eleição pensem melhor em quem vocês querem que nos representem na câmara dos vereadores ou mesmo quem seja o administrador da cidade.Já chega de tanto escândalo,tantas injustiças.e por favor não votem em analfabetos...pelo amor de Deus...
  • Vicente muniz Falam falam e ninguem age. Corona virus cobram mas porque a prefeitura não distribui máscara para o povo se fosse festa dariam camisinha....