Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 01/10/2009 12:06

Curtas, Médias e Moduladas

CATÁSTROFE

“Catastrófica” foi a expressão usada pelo Juiz da 4ª Vara Criminal de Penedo, José Braga Neto, para definir a situação da Delegacia local. Segundo o magistrado, apesar de interditada pelo Poder Judiciário, a cadeia da cidade é o único lugar disponível para os presos que não podem estar no convívio com a sociedade. Em entrevista ao programa Lance Livre, José Braga Neto disse ainda que a culpa dessa situação é dos governos que tratam a segurança pública com descaso.


DEFENSORIA

Ainda durante a entrevista, Dr. Braga Neto ressaltou que Penedo não tem Defensores Públicos, por isso, os magistrados contam apenas com a “boa vontade de advogados abnegados que se dispõem a atender às nossas solicitações para atuar em vários processos.”
Segundo a Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública do Estado, são 32 defensores públicos para atender aos 102 municípios. Haja espera por justiça!


FÓRUM DE PENEDO

A situação física do Fórum Desembargador Alfredo Gaspar de Mendonça é inenarrável e está em absoluto desacordo com o nome que recebeu.

Alfredo Gaspar de Mendonça, quando prefeito de Penedo (30 de agosto de 1943 a 17 de fevereiro de 1945), nomeado pelo Interventor Ismar de Góis Monteiro, regularizou a pavimentação a paralelepípedo da Av. Getúlio Vargas com iluminação e arborização e também ruas no Barro Vermelho. Construiu centenas de metros de galerias pluviais na cidade, reformou e ampliou o prédio da Prefeitura Municipal, reformou e ampliou várias unidades escolares na zona rural. Ampliou a área para a tradicional Feira de Penedo. Realizou o serviço de topografia e iniciou a construção da estrada ligando Penedo ao Município de Piaçabuçu. Ampliou a iluminação pública da cidade, pavimentou a paralelepípedo vários trechos de ruas da cidade, recuperou as praças locais, com ajardinamento, construiu, calçadas, colocou bancos e plantou árvores. Também criou o quadro permanente dos Funcionários Públicos do Município, inclusive do magistério, regularizando toda a situação administrativa.

Voltasse hoje ao Fórum que recebeu seu nome veria paredes mofadas pela infiltração que danifica o reboco, coberta comprometida, banheiros sem condições de uso, salas inadequadas à atuação da Justiça e uma recepção indigna dos contribuintes que procuram o Poder.
Segundo o juiz Braga Neto, a licitação para a construção do novo fórum já está em andamento no Tribunal de Justiça. Tomara!

Quando vemos outros prédios em municípios menores, até mesmo sem a importância histórica, econômica e cultural de Penedo, ficamos a refletir sobre a nossa representação política.

Resta-nos a confiança na presidente do TJ-Alagoas que conhece a realidade do fórum, pois já foi juíza em nossa comarca, além de ser Cidadã Penedense.

ELEIÇÕES 2008

Em relação aos processos da Justiça Eleitoral que estão à espera de seu julgamento (por decisão do TRE), o Juiz José Braga Neto informou à impaciente população penedense, que recebeu os laudos da perícia técnica da Polícia Federal e que já está agendado o depoimento do Juiz Leonilzo de Melo Freitas, titular da 13ª Zona Eleitoral nas eleições municipais do ano passado. Por ter foro privilegiado, o magistrado marcou data, hora e local para ser ouvido.
Neste outubro, um ano após as eleições, em primeira instância, os questionamentos sobre o pleito realizado em 2008 serão respondidos. As sentenças devem sair em, no máximo, trinta dias.

 

Comentários comentar agora ❯

  • José Silva Muito bom!! mais um atrativo para o seu fantástico blog. parabéns martha.
  • alex dos santos barboza O povo de penedo deveria prestar atençao as coisas que aqui acontece almoços e jantáres pagos com o dinheiro do povo para beneficiar pessoas que estão no mesmo SACO e que estão no poder.SE LIGUEM ISSO PODE MUDAR !!!