Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Um convite ao lazer, cultura e informação

Postado em 29/08/2017 08:00

A lenda da Ilha de São Pedro e o nome Penedo

Arquivo pessoal
A lenda da Ilha de São Pedro e o nome Penedo
Pedra de São Pedro - Ilha de São Pedro - Penedo/AL

Às vezes as histórias se desencontram e a gente acaba tomando como verdade aquilo que nos é apresentado. Estou falando sobre o real motivo que deu origem ao nome Penedo. Fique sabendo que NÃO foi por causa da “rocheira”, que é um dos principais pontos turísticos do Penedo-AL e, onde podemos encontrar uma placa, em memória de Raimundo Marinho, cravada na rocha, afirmando que aqueles rochedos sobre os quais a cidade foi construída é que deram origem ao nome Penedo.

Foto da placa cravada na "rocheira"

Dessa forma, buscando informações históricas e ricas sobre nosso Penedo, descobri, primeiramente, que está errado falar “de” Penedo, “em” Penedo, “na” Penedo, “a” Penedo ou qualquer outra forma que desvie do gênero masculino da palavra Penedo. Assim sendo, é correto falar “no” Penedo, “do” Penedo, “o” Penedo, pois, Penedo é tido como um acidente geográfico precedido do artigo “o”; O PENEDO. Assim como a cidade do Recife (fazendo referência aos rochedos), já sabemos que é errado falar “em” Recife, “de” Recife, sendo que o correto é dizer “no” Recife, “do” Recife...

Apesar da liberdade na escrita ou na fala, ainda prefiro seguir a regra que considera o artigo “o” para a palavra Penedo e peço ao leitor que desconsidere as vezes que, erroneamente, utilizei “a”, “em”, “de” fazendo referência ao Penedo. Descobri isso no interessante livro “Arruando para o Forte”, de Francisco Sales e complementei o assunto com pesquisas na internet.


Folheando o livro de Francisco Sales, acabei descobrindo que existe uma grande pedra na Ilha de São Pedro a qual possui uma lenda curiosa que desperta o interesse do leitor, aquele leitor desconfiado que gosta de ver as coisas de perto. Eu sabia da existência dessa pedra, mas, os detalhes que fazem a história dela eram sabidos por poucas pessoas. Na página 86 você encontrará o seguinte trecho:


A lenda diz que São Pedro enviou o apóstolo São Tomé para pregar o evangelho nestas paragens e ensinar aos índios o cultivo da terra. E na ilha ali em frente existe um rochedo, a Pedra de São Pedro, onde Sumé, como os da terra chamavam e reverenciavam São Tomé, para provar seus poderes santos, em um ponto bem visível da rocha, deixou o registro de suas pegadas e da ponta de seu cajado.

Vista da "rocheira" para a Ilha de São Pedro

Trata-se de um registro histórico baseado nos estudos do historiador Antonio Gonçalves de Mello, que buscou informações em antiquíssimos documentos fazendo referência ao assunto. Quem estiver na “rocheira”, consegue avistar a Ilha de São Pedro, conforme foto acima. Segundo informações colhidas, em tempos do antigo prefeito do Penedo, Dr. Raimundo Marinho, era possível avistar, desta “rocheira”, a Pedra de São Pedro, pois havia preservação da história aliada ao fluxo turístico. Os turistas chegavam no Penedo, recebiam informações sobre a história da pedra e pediam para fazer a travessia com os barqueiros postos a realizar tal tarefa.

Já conhece nosso instagram? Siga: @maistour


O tempo e o abandono de tal ponto de visitação permitiram o crescimento da vegetação em torno da Pedra de São Pedro, criando obstáculos de acesso e cobrindo-a completamente. Na margem da ilha, as plantas aquáticas cresceram em grandes proporções, impedindo qualquer embarcação chegar até a pedra. Parando a embarcação em um ponto mais distante da pedra e seguindo por terra, as árvores, ortigas, mato fechado, espécies de animais peçonhentos também são fatores que dificultam o acesso.

 

Plantas aquáticas que cresceram nas margens da Ilha de São Pedro

Vídeo: saindo do Bairro Santo Antônio em direnção à Ilha de São Pedro

 

Os pescadores mais antigos sabem e têm como verdade a versão de que o nome Penedo vem da rocha cravada na ilha. O interessante é que ao longo dos anos, ninguém ousou fazer o registro fotográfico de tal pedra para o público. Assim sendo, motivado pela curiosidade, ousadia e espírito aventureiro, decidi enfrentar os obstáculos que impediam a observação da grande pedra e, assim, contratei os serviços de um barqueiro que, prontamente, realizou algumas travessias comigo, orientando como chegar lá.

Faça chuva ou faça sol, um pesquisador precisa ir a campo


No entanto, cabe fazer uma observação; busquei informações sobre o(s) dono(s) da ilha para pedir autorização e fazer a travessia, porém, não obtive sucesso. No entanto, peço, respeitosamente, a compreensão do(s) proprietário(s) da ilha de São Pedro sobre a ousadia de invadir um território sem permissão, porém, o motivo da invasão se trata de uma pesquisa que vem trazer a público um assunto histórico e turístico que é de interesse de todos. É a história do Penedo.

Eu, senhor Edézio (de óculos) e senhor Jorge, comemorando com alegria nossa chegada à Pedra de São Pedro

Acredito firmemente que uma ação de limpeza para (re)apresentar a Pedra de São Pedro aos moradores, turistas e visitantes não seria apenas uma forma de reescrever a história do Penedo, seria mais um motivo para atrair pessoas que, assim como eu, gostaria de chegar perto da grande pedra que deu origem ao nome do município, fazer fotos da pedra que os pescadores mais antigos relatam que não houve enchente que a cobrisse, a pedra que tem a marca do pé e do cajado de São Tomé, a pedra que complementa a imagem turística do Penedo, a pedra que pode complementar a renda dos atravessadores (barqueiros) e, consequentemente, gerar mais ações que contribuam com o desenvolvimento turístico do município.

  

As fotos mostram o que seria a marca do pé de São Tomé (apóstolo de São Pedro)

Penedo tem potencialidades turísticas que precisam ser observadas e trabalhadas. E este blog, assim como a agência de viagens e turismo Mais Tour, vem trazendo contribuições que se somam ao objetivo de se ter um turismo com desenvolvimento sustentável.


 

Primeira selfie mostrando, ao fundo, a grande Pedra de São Pedro. A pedra que deu origem ao nome Penedo

 

http://maistour.com.br/
Instagram:  @maistour
Whatsapp: 82 99674-8900

Publicidade

 

Comentários comentar agora ❯

  • Joyce Palmas pra você!!!! Muito bom saber essa parte da história. Gostei do espírito aventureiro, viajei junto, me senti uma desbravadora lendo o texto kkkkk #conhecendopenedo
  • INES MARINHO PEIXOTO Bom dia,, Fabrício, você esta mais uma vez de parabéns,v esta monstrando de fato que Penedo tem realmente um grande potencial turístico que nem os próprios Penedenses conhecem ,monstrando com muitos detalhes o que você relata nos seus texto, isto só é visto por um olhar de um Turísmologo apaixonado por sua querida cidade pela o qual quer ver o seu desenvolvimento turístico.
  • Ana Paula Pontes Nascimento Olá Fabrício seria redundância da minha parte dizer parabéns. Vou deixar aqui meus parabéns infinito , para que fique de créditos para as próximas postagens rsrssr Muito bom ler e conhecer as hicórias de Penedo que não era do conhecimento das pessoas. Em meu trabalho de conclusão de curso eu usei essa citação: " Considerada a capital barroca do São Francisco, Penedo se mantém imponente sobre uma rocha acidentária na qual lhe conferiu o nome, e curiosamente por se tratar de um acidente geográfico é correto afirmar que seu nome venha precedido de artigo definido, isso explica por que do Penedo e não em Penedo (SALES, 2013,P.86). Estratégica e majestosamente está situada à margem esquerda do Rio São Francisco lhe emprestando o nome quando ainda era povoado, chamado de Vila de São Francisco, depois Vila do Penedo do Rio São Francisco e depois brevemente só Penedo, oficialmente em 1842.(Sales,2013; Mendonça, 2012)." Espero ter contribuído
  • André Duarte Parabéns Fabrício pela por essa bela iniciativa e contribuição no resgate de nossa história, Faço votos de muito sucesso desse seu blog que, sem dúvida, vai contribuir muito a quem tem interesse em conhecer nossa história e nossos potenciais.
  • Dalila Muito bom. To gostando muito das matérias. Parabéns pela iniciativa.
  • Fabrício JOYCE, e eu agrade seu comentário. Muito obrigado mesmo pela leitura!
  • Fabrício Pesquisar e ir até o local buscar informações é o que eu mais gosto, INES MARINHO PEIXOTO. Com estas postagens estou tentando contribuir com o processo de turistificação que Penedo precisa. Muito obrigado pela leitura!
  • Fabrício ANA PAULA PONTES NASCIMENTO, é sempre um prazer acompanhar seus comentários. É muito rico e vem a acrescentar. Obrigado por acompanhar as postagens do blog Olhar do Turismo.
  • Fabrício Uma das melhores coisas para mim, que me esforço para trazer algo interessante para o leitor, é receber o apoio nos comentários. Por isso, ANDRÉ DUARTE, muito obrigado! Logo mais tratarei de mais assuntos... Até breve!
  • Fabrício Oi, DALILA! Que bom que gostou. Próxima semana tem mais... Obrigado por ler e deixar seu comentário. Até mais!
  • Simone Lourenço Meus parabéns Fabricio, estou gostando muito das suas matérias a respeito DO Penedo (não esqueço mais "O"). Continue sempre nos agraciando e dividindo conosco suas descobertas interessantes. Sucesso.
  • Fabrício SIMONE LOURENÇO, muito obrigado pelo comentário. Logo mais trarei mais assuntos aqui... Bom , também, é saber que o blog informa e instrui rsrs... Abraço!
  • joel Excelente matéria! Muito boa a descrição da origem do nome da cidade, só uma pequena sugestão (não é uma crítica, apenas um ponto de vista) não enfatize muito o termo "animais peçonhentos", pois tudo pertence ao bioma, o que é ótimo! a natureza agradece! Pois muita gente corre disso ( o que para um atrativo turístico não seria interessante. Mas, como já disse, excelente matéria, PARABÉNS!
  • Fabrício Olá, JOEL! Compreendo sua sugestão e agradeço. Da mesma forma, agradeço o elogio. Muito obrigado, também, por comentar. Grande abraço!