Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Um convite ao lazer, cultura e informação

Postado em 12/08/2020 08:00

O que os especialistas em turismo não disseram para que Penedo cresça turisticamente

Foto: Kaio Fragoso
O que os especialistas em turismo não disseram para que Penedo cresça turisticamente
Penedo/AL

Antes de mais nada, sou Fabrício Vasconcelos, penedense, turismólogo e proprietário da agência de viagens e turismo Mais Tour. Tenho observado por meio de textos e participação em eventos que Penedo já passou por uma série de orientações sobre como desenvolver-se no turismo e alavancar a economia local, garantindo a subsistência da população, com geração de emprego e renda, estimular a qualidade de vida e frear a evasão de moradores que buscam emprego em outras regiões.

Penedo tem um curso de graduação em turismo desde 2006 e também já ofertou vários cursos profissionalizantes em áreas do turismo por meio de programas governamentais. Também já recebeu palestrantes renomados e especialistas em turismo de setores públicos e privados. Creio que já temos bastante informações sobre o assunto.

Porém, pelo que parece, todos esses investimentos ao longo de tantos anos não trouxeram êxito. Dessa maneira, cabe sugerir, enquanto profissional que gosta de sua terra, uma alternativa “não falada” formalmente nos eventos, apenas discutida, aleatoriamente, em bate-papos informais. No entanto, colocando um toque especial de acordo com a experiência no turismo desde 2010, dentro do mercado de trabalho no setor privado.

SE INSPIRAR É DIFERENTE DE IMITAR

Parece estranho pensar que o vendedor ambulante pode ser a fonte de inspiração que impulsionaria o turismo de Penedo/AL, assim como em qualquer destino. Acontece que o método de vendas é assertivo quando ele (vendedor ambulante) usa sua abordagem e consegue fazer as desejadas vendas.

Tomemos como exemplo dois vendedores de amendoim que carregam seu produto de venda num carro de mão. Um deles fica parado em determinado local gritando para as pessoas comprarem. O outro, por sua vez, circula e oferece uma porção gratuita a um potencial comprador, ao tempo que informa o valor do amendoim em cada recipiente utilizado como medidor (aquela lata de óleo inteira e a cortada pela metade, diferenciando o preço de cada porção). Nesse exemplo você não precisou se esforçar para saber qual vendedor ambulante fez mais vendas, logo que os dois tinham o mesmo produto, porém, com abordagens diferentes de vendas.

As vezes o amendoim do concorrente que ficou parado está, até, mais “gostosinho”, só que o vendedor não saboreou bons lucros ficando parado. Ele precisa de inspiração e mudar sua estratégia.

Dessa forma, já dá para perceber o quão importante é a boa abordagem ao cliente quando se trata de vendas. E o exemplo do vendedor ambulante que vai até o cliente não está distante quando se pretende adequar seu método de sucesso nas vendas ao sistema de venda de um destino turístico.
Existe a necessidade de elaboração de um projeto para estabelecer a aproximação do destino turístico Penedo com os turistas que circulam nos pólos emissores de turismo, onde se enquadram aeroportos, rodoviárias e orlas das capitais. Além desses, também inclui meios de hospedagem, receptivos, emissivos e demais locais onde existe fluxo de turistas.

Obviamente este trabalho deve ser estruturado e contar com a participação de profissionais que conhecem o funcionamento do turismo em Penedo, deve acontecer um considerável investimento na logística – pois o deslocamento da equipe durante um período de seis meses é fundamental para o acompanhamento das metas e objetivos traçados lá na etapa do planejamento – e, sempre de grande importância, a parceria entre a gestão púbica, setor privado e entidade de ensino universitário.

Contudo, vale destacar nesta sugestão que, apresentar Penedo por meio da distribuição de materiais impressos, divulgação em mídias sociais e demais veículos de comunicação não são suficientes. Até porque isso já foi (e ainda é) feito em alguns momentos, e esse método só traz resultados durante a festa de Bom Jesus dos Navegantes e alguns outros resultados positivos na realização do Festival de Cinema de Penedo e Penedo Moto Fest, que estão na ala do turismo de eventos. Fora esses eventos, a cidade fica por muito tempo com leitos vazios – mas isso é assunto para outro momento. O que complementaria a alternativa é aprimorar a criatividade e começar a pensar em INCENTIVOS DE VENDAS para os profissionais que estão da região pólo emissor de turismo.

Maceió/AL / Imagem de CLARIVALDO VALDO SOUZA por Pixabay

Qual o fundamento disso?

Tendo como exemplo um agente de viagem numa cidade como Maceió, este não vai deixar de vender Maragogi para vender Penedo, logo que o turismo de sol e mar é destaque em Alagoas. Isso significa que o agente de viagem não precisaria apenas está ciente sobre a cidade de Penedo e seus atrativos turísticos, é importante oferecer incentivo de vendas para que ele feche a venda “destino Penedo” para o turista. 

Algumas operadoras de turismo já utilizam o incentivo de vendas para que os agentes de viagem priorizem vender pelo sistema delas. E é claro que isso funciona! Outro exemplo, muitas pessoas já sabem que empresas de vários segmentos do mercado premiam o funcionário que vende mais. Instituições públicas realizam concursos culturais e premiam projeto vencedor. E Penedo pode não se enquadrar, perfeitamente, na oferta de sol e mar, mas, na oferta do destino é possível incluir patrimônio histórico, ecologia e a Foz do Rio São Francisco como nova alternativa. Um conjunto com potencial para o sucesso.

Contudo, muitas pessoas custam a compreender que o mercado de trabalho vai além de teorias em livros e artigos... Na prática, o fazer turismo, exige mais.

Falando em mais, você está sabendo do site da agência de viagens e turismo MAIS TOUR? Fique sabendo clicando aqui e conheça as ofertas de passagem aérea, pacotes de viagem e hospedagem. Em breve teremos um motor de busca para que você mesmo(a) possa fazer sua compra on-line.

 

 

Comentários comentar agora ❯

  • INES MARINHO PEIXOTO Eu concordo plenamente com tudo que você disse , em Recife mesmo , as vans ficam a noite em uma Praça na Boa Viagem já agendando com os turistas para o outro dia viajarem logo cedo pra praias Ex . Porto de Galinhas , Maragogi etc..
  • Nadja Peixoto Muito boa a matéria; o que se tem a explorar como potencial turístico de Penedo é sem sombra de dúvida, seu patrimônio histórico e cultural. E, lógico, que muitas pessoas que viajam como turistas valorizam e buscam essas características por onde andam. Parabéns!
  • Lucas C Lobo Parabéns pela visão. Também vejo a necessidade de uma venda mais elaborada do destino Penedo, Principalmente uma união da iniciativa privada pois como não temos grandes investidores que poderiam fazer esse trabalho, a união dos pequenos seria uma solução. Hoje, além do patrimônio histórico, da cultura e do Rio São Francisco , temos o fenômeno Carlinhos Maia, que é um atrativo grandioso para o turista escolher conhecer Penedo.
  • Fabrício Vasconcelos Olá, gente! Muito obrigado pelos comentários. É bom saber que as pessoas se interessam pelo assunto e isso ajuda para os próximos conteúdos. Vem mais coisa boa por aí! Grande abraço!
  • SUELY ALVIM MELO NUNES DE SOUZA Adorei sua narrativa. Extremamente verdadeira. Conheci Penedo em outubro(2020) e fiquei encantada com a cidade. A impressão que tive ao visitar o centro histórico foi de estar no século XVIII. Senti falta justamente de conexões entre tudo que tem para ver na cidade, passeios pelo rio, restaurantes..