Coronel Pinheiro

Coronel Pinheiro

Formado em Direito e Ex-Comandante Geral da Polícia Militar de Alagoas

Postado em 13/10/2015 16:11

Assaltos em Shoppings

                               

                        Há um crescente número de assaltos em shopping centers no Brasil. Isso tem preocupado as autoridades e a sociedade em geral. Tivemos um caso no Rio de Janeiro em que um vigilante foi atingido e não resistiu aos ferimentos. Este tipo de delito tem assumido , nos últimos dias, um caráter de rotina, podendo alcançar a nossa Alagoas

.
                        Para enfrentar as quadrilhas que vêm atuando  é importante uma união de forças, principalmente,dos responsáveis pela segurança desses centros, em investimento maciço de pessoal e equipamentos , com emprego de barreiras ou obstáculos, cursos para os  seguranças, monitoramento em todo o interior das lojas e adjacências do shopping, visando dificultar ou interromper os prováveis eixos de fuga de delinquentes, contando com a parceria das polícias, para antecipar de forma preventiva, assegurando ao cidadão uma tranquilidade no seu lazer e nas suas compras.


                         O “ modus operandi” dos assaltantes é praticamente um só. Chegam como clientes e se dirigem ao seu alvo planejado. Geralmente em número de três a sete, executam o roubo e saem causando o maior tumulto e pronto para atirar em quem estiver na sua frente. O alvo pretendido são joalherias e casas de câmbio. Mas podem atacar clientes e realizar  sequestros relâmpagos. Aí a intervenção da polícia é importante para salvaguardar a vida da vítima.


                       Por isso que o planejamento específico da segurança do shopping deve ser feito em comum acordo com a polícia, para contato em qualquer atitude suspeita e que a força policial rotineiramente efetuem blitz nas imediações dos estabelecimentos e possíveis locais de cerco. Havendo ainda  o investimento nos meios de comunicação para um rápido acionamento do policiamento.
 

 

Comentários comentar agora ❯

  • Danilo Verdade! os shoppings só pensam em ganhar dinheiro. Excelente texto para a sociedade cobrar mais.
  • Carla deveria haver punição aos shoppings que não investem na segurança.
  • Mario Parece que adivinhou. Hoje saiu no Bom Dia Brasil uma matéria falando sobre isso. Acho que leram o seu blog amigo. Parabéns! Realmente as autoridades tem que se preocupar para não morrer mais gente do que está morrendo. Nunca vi tanta violencia.