Arthur Paredes | cinema

Arthur Paredes | cinema

Publicitário, Diretor da Plus! Agência Digital e cinéfilo de carteirinha

Postado em 13/09/2009 15:16

UP - Altas Aventuras

 Percebo que a cada filme a Pixar se supera. Tanto em qualidade gráfica quanto em roteiro. E UP - Altas Aventuras demonstra ser mais uma grande evolução no trabalho da agora Disney/Pixar.

O filme começa mostrando a infância de Carl, um garoto que sonhava em ser um grande explorador e viver grandes aventuras, apesar de sua timidez. Certo dia, ele conhece Ellie, uma animada menina que compartilha das paixões dele. A amizade se torna uma bela história de amor que, infelizmente, não gerou filhos. Ellie morre e deixa Carl sozinho. Agora um vendedor de balões aposentado, ele vê a casa na qual conheceu e viveu com sua amada esposa sendo objeto de cobiça de grandes corporações.

Ameaçado de ser mandado para um asilo, ele resolve fugir dali com sua casa, amarrando centenas de balões a esta, com rumo às Cataratas do Paraíso, lugar onde o herói de infância dele e de sua esposa se aventurava e grande sonho da falecida Ellie. O que Carl não contava era com um pequeno clandestino a bordo, o jovem Russell, um prestativo, atrapalhado e rechonchudo escoteiro, ansioso para ajudar o bom velhinho. Os dois mal sabem os problemas e confusões que irão encontrar no caminho, que incluem um estranho pássaro e um cão "falante".

O grande segredo no roteiro de UP está na sua história que consegue ser comovente e ao mesmo tempo muito engraçada. Na sessão pude ouvir estrondosas gargalhadas dos adultos que assistiam o filme. Com personagens de personalidades muito bem trabalhadas, é impossível não rir só de olhar para a cara de bobão do cão falante ou do defeito na voz da coleira do cão vilão do filme.

No quesito técnico a Pixar dá um banho de experiência e sensibilidade. Com uma fotografia que consegue alternar entre o muito colorido e o tom sóbrio para criar o clima perfeito nas cenas. Algumas delas de tirar o fôlego. A riqueza de detalhes também impressiona, como a perfeição na unha de Carl, sua barba crescendo aos poucos durantes seus dias longe da civilização, e as fantásticas expressões faciais que conseguem dar realismo mesmo a um personagem que parece ser um boneco, mais uma grande característica do profissionalismo da Pixar.

As piadas também são muito inteligentes, algumas até incompreensíveis pelas crianças, como uma cena rápida que mostra os cachorros jogando cartas, fazendo alusão à famosa pintura de C. M. Coolidge. Dublado por Chico Anysio na versão brasileira, Carl ganha ainda mais personalidade com suas trapalhadas junto ao garoto gordinho Russell, onde mais uma vez a Pixar acerta, evitando o clichê da criança chata que apenas serve de âncora para os telespectadores infantis, mas sim tornando-a peça chave de toda a história.

Mesmo com alguns elementos clichês durante o roteiro (você já deve imaginar o que acontece com o vilão no final...), é um filme para rir do começo ao fim e se emocionar junto a uma boa companhia, resultado de um trabalho cuidadoso e meticuloso dos profissionais da Pixar.

Ah, e qualquer semelhança com a história do padre que se perdeu voando com balões será mera coincidência...

Comentários comentar agora ❯

  • Sami James Realmente esse filme deve ser ótimo!!! depois desse comentário verei com toda certeza!!!
  • Rafaela adorei a linguagem com a qual vc escreve! parabéns! ps: adorei o filme tb!
  • izadora da Costa O Filme é incrivel! Um animação com uma estória sensacional! Quem assiste não pára de rir! Vale a pena assistir!
  • ..::Juju Persou::.. Olá, Um item importante, considerando o mínimo de diferença entre o vilão e o Carl, no final o Velhinho está tão velho quanto o antigo herói dele.... Só esse pecado, sem contar nos dias de fome que passaram, pois a barra de chocolate não acabava nunca.r.rs.s Também fiquei chocada com a proximidade da realidade ao ver a barba por fazer do Carl. Adorei o filme todo... e o curta de introdução foi simplesmente perfeito. Muito fofo... abraços, e obrigada por me tirar a dúvida sobre o nome da obra dos Cães jogando pôquer... bjs Juliana Persou