#EuEnjoeiDeSerGorda - Por Alexa Farias

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Dicas e receitas de como emagrecer e manter a forma!

Postado em 30/04/2018 16:00

É melhor comer batata frita ou tomar açaí?

E agora? hahaha'

Cheguei a um local aonde esta dúvida imperava, uma defendia a batata frita dizendo ser menos calórica do que o açaí e a outra fazia o oposto, então decidi pesquisar e escrever pra todos vocês qual melhor, qual é mais calórico e se é que existe, qual o mais saudável!

Ninguém é de ferro e tem momentos que é praticamente impossível seguir a dieta à risca e se alimentar apenas de verduras, legumes e carnes grelhadas. Tem aquele dia que você daria tudo por uma porção de batata frita. Saiba que, segundo a ciência, essa delícia nem vai arruinar sua dieta. Pesquisa aponta um prato de batata frita é menos prejudicial para sua dieta do que comer, por exemplo, macarrão durante uma "escorregada".

Sobre a Batata:

A pesquisa fala apenas de uma escapada da dieta. Em linhas gerais, as frituras devem continuar sendo evitadas em uma alimentação saudável. Comer gorduras desse tipo, como a trans, faz mal à saúde e pode aumentar os níveis de colesterol e elevar a pressão arterial.

Além disso, gorduras a mais e muita batata frita significam quilinhos a mais. 

Para cada 100 gramas de batata inglesa cozida temos: 52 kcal, 11,9 g de carboidratos, 1,2 g de proteínas, 0 g de gorduras, 1,3 g de fibra alimentar, 2 mg de sódio.

Como você pode notar, a quantidade de calorias não justifica a fama de que a batata engorda, correto? Porém, o valor calórico dos alimentos por si só não faz dele um alimento que pode auxiliar ou prejudicar seus objetivos de dieta. Devemos sempre analisar todos os valores nutricionais do alimento. No caso da batata, ela faz parte do grupo dos carboidratos simples. Isso significa que, quando consumida, há uma liberação de energia imediata na corrente sanguínea. 

Como já foi dito, a batata engorda mais quando ela deixa de ser o mais natural possível e passa por processos que irá agradar o nosso paladar. Infelizmente, estamos acostumados a comer coisas gorduras, e com a batata não é diferente. Uma das maneiras que a batata engorda mais é quando ela está frita. Se esse fosse o único problema, talvez conseguiríamos resolver por comer pouco ou então utilizar dos novos eletrodomésticos que frita alimentos sem usar óleo. Na verdade, se você gosta de comer batata frita, e não quer diminuir a quantidade, então opte por comprar um desses aparelhos, pois o óleo gorduroso que é absorvido pela batata realmente engorda.

Sobre o Açaí:

O acaí é considerado um superalimento devido ao seu altíssimo teor de antioxidantes (um dos maiores de todos os alimentos) gorduras boas, minerais, lipídeos! 

Segundo a pesquisa do Rodrigo Polesso, cientista nutricional, o fruto do açaí (sem o xarope de guaraná) tem cerca de 1,5g de carboidrato pra cada 100 gramas. Isso torna o açaí um alimento com menos carboidratos do que a maioria das frutas vermelhas por exemplo. Menos que a alface, com 1,8g.

O açaí é uma berry, assim como o morango e os mirtilos, com pouco açúcar. A polpa pura do acaí, extraída do fruto e sem adição de açúcar (xarope) fica em torno de 4 ou 5 gramas de carboidratos a cada 100 gramas nas polpas, completa R. Polesso.

Isso significa que a pouca quantidade de carboidratos do açaí puro não vai instigar picos de açúcar no sangue, a subsequente liberação de insulina e o armazenamento desse açúcar como gordura. Já os cremes de açaí, chegam a ter 50% de carboidrato, da qual a maioria vem do açúcar. O que justifica o açaí como uma fruta que engorda. Claro, com esse tanto de açúcar, qualquer alimento engorda!

A história dos glicídios ou era balela, ou não se referia ao açaí em si, mas ao açaí + xarope de guaraná.

 

Espero mais uma vez ter ajudado. 

Mais dúvidas? Instagram: @eualexafarias

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