31 Julho 2018 - 09:01

Sementes de girassóis são plantadas no Parque da Sementeira para a chegada da primavera

Divulgação
A plantação é realizada no final de julho devido ao tempo chuvoso

A primavera é a estação mais florida e a sua chegada, que acontece no dia 22 de setembro, contempla as ruas, jardins e parques, deixando esses ambientes mais floridos e harmônicos. Para a assessora técnica e engenheira agrônoma da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Izabel Melo, uma flor que não pode faltar para saudar essa estação é o girassol.

Desde 2013, a servidora realiza anualmente a plantação dessa espécie no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), administrado pelo pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), onde também fica localizado o Horto Municipal, de administração da Sema.

A plantação é realizada no final de julho devido ao tempo chuvoso, que facilita a germinação das sementes, para que até o início da primavera todas as flores sejam brotadas. As sementes foram plantadas no local próximo ao Horto, onde foi batizado como ‘A curva do girassol’.

‘A curva do girassol’, além de ser um lugar de encanto, é um cenário fotográfico para os turistas, crianças, idosos e todos que passam pelo local, desfrutando a estação mais florida do ano. “As pessoas passam e ficam surpreendidas com essa beleza amarela, tiram várias fotos. Às vezes até pessoas que estão deprimidas vêm até o local, e quando se deparam com o girassol elas sentem aquela alegria, o semblante delas já muda, porque o girassol transmite uma energia muito boa”, relata.

O objetivo do plantio de girassóis, de acordo com a assessora técnica, é saudar a primavera, uma maneira usada para trazer alegria a todas as pessoas que passeiam pelo Parque. “Há cinco anos eu tive essa ideia porque eu queria que, quando chegasse a primavera, tivéssemos alguma coisa para saudá-la e chamar a atenção das pessoas. Então pensei em plantar o girassol, por ser uma planta de fácil trato cultural, por ser uma flor que capta a energia do sol e transmite sentimento positivo para gente, por ter um amarelo bem vivo, que tanto encanta e alegra qualquer um”, declara.

Izabel Melo garante que os cidadãos que passeiam pelo parque fazem questão de ir até o local admirar os girassóis, independente da estação do ano. “O interessante é que as pessoas passam por aqui e perguntam: cadê o girassol? Aí eu digo: só na primavera. Quando chega essa época e vejo as pessoas se aproximando dos girassóis e ficando tão encantadas, eu fico feliz ao vê-las felizes. É isso que me fortalece e faz com que eu continue a cada ano plantando essa alegria”, conclui.
Compartilhar 

por Secom - Aracaju

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.