31 Julho 2017 - 08:54

Coqueiral recebe 3ª edição do programa Minha Comunidade Segura

Agência Sergipe
A ação ocorreu no Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento

Moradores do Coqueiral tiveram, neste sábado, 29, um dia com diversas atividades e serviços ligados à promoção da cidadania. A comunidade local e adjacências foram contempladas com a 3ª edição do programa Minha Comunidade Segura, uma iniciativa do governo do Estado, em parceria com a prefeitura municipal de Aracaju, que tem por objetivo a promoção da cidadania entre os jovens moradores de localidades e seus familiares nos bairros que apresentam, desde 2016, os maiores dados estatísticos de criminalidade na capital. A ação ocorreu no Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento e contou com a presença do governador Jackson Barreto.


Entusiasmado, Jackson Barreto falou sobre a importância de garantir a cidadania aos jovens. “O que estamos fazendo aqui é um chamamento para a comunidade do Coqueiral, que é uma área vulnerável do ponto de vista da violência. Esse programa foi pensado para desenvolver a consciência pública geral e mostrar que podemos contribuir muito para diminuir a violência, atuando nas áreas onde esses índices se apresentam com maior força. Precisamos mostrar a juventude que é preciso exercer a cidadania entre eles e seus familiares e criar uma cultura de vivermos fora desses padrões tão altos de violência que afrontam a dignidade das pessoas, que impedem uma convivência harmoniosa como cidadão. Esse é o nosso papel”, frisou.

Idealizado pela Casa Civil e pela SSP, o Programa visa à promoção da cidadania entre os jovens moradores e seus familiares em bairros que apresentaram em 2016, os maiores dados estatísticos de vulnerabilidade social em Aracaju: Santa Maria, Santos Dumont, Coqueiral, 17 de março e adjacências.

Segundo o vice–governador e secretário de estado da Casa Civil, Belivaldo Chagas, a iniciativa envolve a comunidade como um todo. “A violência deixou de ser um problema local, para ser uma questão social. Trazemos serviços para a população na expectativa da diminuição dos índices da violência. Paralelo a isso, o governo está trabalhando no sentido de reforçar o policiamento. Nós estaremos, a partir do mês de setembro, com mais de 240 policias nas ruas, além de agentes da polícia civil para reforçar a segurança da população. A expectativa é a diminuição dos índices de violência. Além disso, esperamos que, até o fim do ano, seja lançado mais um edital para concurso da polícia militar. Todas essas medidas são esforços que estamos empreendendo na tentativa de diminuir a violência e garantir maior tranquilidade à população, explicou.

O programa ‘Minha Comunidade Segura’ funciona a partir da execução de projetos em rede, que envolvem: o fortalecimento de ações de prevenção na escola, identificando crianças e adolescentes com ligação direta e indireta com relação às drogas e encaminhando-os para iniciativas ligadas ao esporte, cultura e saúde, de modo a afastá-los da violência; ocupação de espaços públicos como praças, movimentando-as por meio da promoção de eventos, apresentações culturais e atividades esportivas; acompanhamento e avaliação de criança e família em situação de vulnerabilidade; busca de apoio de Organizações Não Governamentais (ONGs) para ampliar a oferta de cursos e atividades que possam ajudar crianças e adolescentes. A expectativa é de que os índices de violência nos bairros alvos reduzam sensivelmente.

Segundo a coordenadora do Programa e superintende da Casa Civil, Conceição Vieira, o governo de Sergipe está preocupado não só em medidas repressivas, como também, na prevenção da violência nas comunidades. “Estamos com essa ação completa, unindo as secretarias de Estado, ao lado das secretarias dos municípios e da sociedade civil. Hoje, o programa chega na comunidade com todos os serviços, mas as pessoas passam primeiro pela formação da consciência. É uma mudança comportamental.”

Para Luis Fernando Almeida, secretário de Defesa Social de Aracaju, a parceria entre o Estado e Prefeitura só tem a favorecer a população. “Essas iniciativas do governador Jackson Barreto e do prefeito Edvaldo Nogueira, em conjunto, sempre trarão resultados positivos para a comunidade. Estamos presenciando um espaço maravilhoso, onde uma comunidade aqui do coqueiral tem uma escola de excelência e isso é motivo de alegria para todos nós”.  

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯