31 Março 2017 - 20:40

Centro de Criatividade estará pronto para festejos juninos

Tradicional ponto da cultura sergipana, o Centro de Criatividade segue em reforma. Nesta sexta-feira, 31, o governador Jackson Barreto esteve no local para acompanhar o andamento das obras. Ao todo, são 60 operários atuando na reforma e ampliação do espaço, que se configurou como reduto dos artistas sergipanos e ponto de difusão de cultura, através de apresentações musicais, folclóricas e teatrais e disseminação de cursos de artes. Para que o Centro volte a desenvolver suas atividades, são investidos R$ 2,7 milhões. A previsão é que até o início de junho a maior parte do local esteja disponível para que os festejos juninos possam ser realizados e que, posteriormente, as intervenções sejam finalizadas.

O governador, ao circular pelas obras do Centro de Criatividade, destacou que sua preocupação é ver o local, cujo bairro ele viveu por 40 anos, pronto para o São João. Desde o ano passado, Jackson cobrava do governo Federal a disponibilização de recursos para a reforma e ampliação do espaço.

“Reformar o Centro é questão de honra. Fui criado e morei aqui durante 40 anos. Tenho um compromisso com a comunidade dos bairros Cirurgia e Getúlio Vargas para que os festejos juninos aconteçam aqui no Centro de Criatividade, pois isso aqui faz parte da cultura do nosso povo, das nossas festas populares. Essa área precisava de obras profundas, que agora estão sendo realizadas. E confesso que estou satisfeito com o andamento das intervenções. Não vamos concluir todas elas até o São João, mas a parte para a realização dos festejos juninos vai ficar pronta e, enquanto isso, a outra parte estará em obras. Nosso compromisso final é entregar o Centro totalmente recuperado, reformado e equipado para atender a cultura popular”, declarou destacando que quando prefeito de Aracaju promoveu pavimentação, calçamento e drenagem da comunidade Maloca, localizada próxima a área do Centro.

Jackson relembrou, na ocasião, sua infância no local. “Aqui, onde hoje é o Centro, era onde estavam as caixas d’água que abasteciam Aracaju. Era meu local da infância. Vínhamos para cá ver os aviões descendo na avenida Maranhão. A gente ficava em cima e via os paraquedistas descendo no aeroporto. Era uma festa ver isso ocorrendo, geralmente, quando havia comemorações de 7 de Setembro e Proclamação da República”.

Liderança comunitária e morador da região, Rosivaldo Alves foi cumprimentar o governador durante a visita e disse que os representantes das comunidades locais estão eufóricos com a realização da reforma. Ele comentou que semanalmente acompanha as obras e que a expectativa é que o tradicional Arraial do Arranca Unha possa voltar a ser realizado no Centro.

“O Centro de Criatividade abre as portas para promoção da cultura do nosso bairro e de Sergipe. O desenvolvimento da comunidade depende do funcionamento dessa unidade. A população sergipana depende diretamente e indiretamente de um espaço cultural como esse, que traz visibilidade, dispersa todo problema social do bairro e desenvolve todas as ações culturais daqui”, afirmou Rosivaldo.

Sobre a intervenção no Centro de Criatividade, o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, afirmou que a obra tem duração de oito meses, mas que a primeira etapa estará garantida para os festejos de São João. “A primeira fase corresponde a praticamente 3/4 da obra. Nós entregaremos toda a parte externa com quadra, anfiteatro, banheiros, toda a parte de gradil e guarda corpo para que as pessoas possam festejar o São João”.

Já o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) – executora das obras, Caetano Quaranta, explicou que o Centro de Criatividade está sendo totalmente dotado de acessibilidade, algo que não existia antes, através de rampas e piso tátil para pessoas com deficiência. Ele ainda comentou que, desde que a obra começou, segue em ritmo forte, com operários trabalhando em todas as áreas. Sobre as intervenções que estão sendo realizadas, Caetano esclareceu que piso de alta resistência está sendo colocado na estrutura da quadra, que é utilizada, por exemplo, para ensaio de quadrilhas juninas. “Teremos mais uma quadra, sendo que uma delas será poliesportiva e outra para atividades menores. Vamos ter também uma guarita na entrada principal, localizada na rua Aristides Bispo”.

Para o secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes, o governo cumpre um papel importante na reforma do espaço. “Além de estar numa área muito forte culturalmente da cidade de Aracaju, O Centro de Criatividade é representação há muitos anos de um espaço de criatividade e conhecimento”.

Importância histórica

O Centro de Criatividade foi fundado em 1985, com o intuito de ser um espaço voltado para a arte e educação. O músico Tom Robson conta que foi um entusiasta da criação do local. Ele relembra que, na época, houve uma pressão social para sensibilizar o então governador para construção do Centro. “Lembro que realizamos dois eventos para pressioná-lo e conseguimos. Em 1985, participei da inauguração desse lugar. A ideia era que tivéssemos um espaço para dinamizar a cultura da região. De modo que posso dizer que faço parte da história do Centro, que formou muita gente e sempre foi muito benéfico para a comunidade”, rememorou. Com relação ao empenho do governador em promover a reforma e ampliação, ele disse que é algo gratificante. “Jackson sempre nos ajudou e prestigiou nosso bairro. Acredito no trabalho do governador e acredito que o Centro vai voltar melhor que antes”, acrescentou.

O também músico Luiz Fontineli conta que sua carreira artística começou no Centro de Criatividade. “Acho que 90% dos artistas sergipanos começaram lá ou participaram de oficinas de músicas que ocorriam no local. Participei de dois festivais nesse Centro, que era o ponto de concentração da arte sergipana. Essa reforma é esperada há muitos anos. Todos os artistas estão felizes com essa intervenção”, declarou.

Detalhes da reforma

O novo espaço cultural contará com 120 lugares, atelier de pintura, mezanino e depósito. Já o anfiteatro contará com arquibancada com capacidade para 1.000 pessoas, palco com 110m², três camarins masculinos e três femininos e sanitários. O espaço terá ainda duas quadras: uma polivalente, com 390m² e arquibancada com capacidade para 380 pessoas, e uma de voleibol, com 160m² e arquibancada com capacidade para 130 pessoas. A área de lazer será ampla com mesas de xadrez e de dama, e um parque para crianças com brinquedos (gangorra, escorregadeira e escada de cilindros) e bancos de concreto em toda a praça. A ampliação terá um alojamento com quartos, banheiros, sala e duas guaritas.
 

por Agência Sergipe

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.