Skip to content

Deputado consegue recursos para primeiro aterro sanitário em Sergipe

  • Home
  • Sergipe
  • Deputado consegue recursos para primeiro aterro sanitário em Sergipe

Deputado consegue recursos para primeiro aterro sanitário em Sergipe

O deputado federal Jackson Barreto(PMDB) conseguiu viabilizar recursos para a instalação do primeiro aterro sanitário de Sergipe. A obra será financiada através de uma emenda parlamentar de autoria de Jackson, com recursos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), e irá atender aos municípios de Boquim e Pedrinhas. A verba já está liberada e as prefeituras aguardam apenas a concessão da licença ambiental da Adema para o início da implantação do aterro.

Já estão liberados recursos da ordem de R$ 600 mil, e depois de iniciada, a obra deve ser concluída em cerca de seis meses. “É uma iniciativa pioneira, que mostra a nossa preocupação com temas importantes como Meio-ambiente, natureza e Saúde. Lutamos por esses recursos em Brasília, porque as cidades do interior precisam pensar no seu futuro e organizar o destino do seu lixo, para que os problemas nesse setor não aumentem”, disse Jackson.

O prefeito do município de Boquim, Pedro Barbosa, explicou que foi formado um consórcio entre os dois municípios, um dos primeiros no Nordeste. Ele também ressaltou a importância social do aterro sanitário, porque foi organizada uma cooperativa que comandará uma usina de triagem e compostagem de lixo, com as pessoas que atualmente sobrevivem catando lixo. Eles irão processar o material reciclável.

“O aterro é uma questão fundamental para a preservação do meio-ambiente, mas ele deverá trazer maior qualidade de vida aos moradores dos dois municípios, em especial às pessoas que vivem em condições sub-humanas, sobrevivendo do que catam no lixão”, disse Pedro, ressaltando que a cidade também irá implantar a coleta coletiva em todos os bairros.

Visitas

Pedro Barbosa também lembra que já visitou diversas cidades para estudar a implantação do aterro, entre elas Betim, em Belo Horizonte e Tibagi, no Paraná. “A realidade em Belo Horizonte é outra, a dimensão é muito maior e existe uma indústria. Em Ibagi pudemos analisar como funciona o modelo mais semelhante ao que será o nosso”, explicou o prefeito.

Acompanhado do secretário de obras do município, Jean Carlos Nascimento e seu assessor, George Trindade Góis, o prefeito observou práticas bem sucedidas que possam ser aplicadas em Sergipe. “Ficamos satisfeitos com as boas práticas aplicadas nesses lugares no que diz
respeito a aterro sanitárioe, e pretendemos adequá-las à nossa realidade. Com isso, queremos errar menos e aproveitar melhor os recursos e potencialidades do nosso município”, enfatizou Pedro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também