30 Junho 2022 - 08:00

Vistoria da Vigilância Sanitária Estadual no Arraiá do Povo garante segurança para consumidores

Flávia Pacheco/SES
Foram encontrados alguns erros quanto ao acondicionamento de bebidas

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe vem garantido segurança para vendedores e consumidores do Arraiá do Povo. Durante os dias de evento, os fiscais percorrem toda extensão da festa orientando ambulantes e vendedores acerca da forma correta de armazenamento, acondicionamento dos alimentos e questões relacionadas à higiene. Tudo a fim de garantir a saúde de todos os participantes.

As vistorias com cunho educativo contam com oito fiscais diariamente. A gerente de projetos da Vigilância Sanitária Estadual, Flávia Almeida, contou que todos os monitoramentos estão seguindo a normalidade e que os vendedores de alimentos estão sendo bem cuidadosos. Entretanto, foram encontrados alguns erros quanto ao acondicionamento de bebidas, em que os fiscais orientaram.

“Estamos fazendo um trabalho educativo, com todos os vendedores ambulantes e os donos de restaurantes, quanto a manipulação dos alimentos, acondicionamento, armazenamento do gelo e quanto os usos dos EPIS (luvas e toucas). Isso traz uma maior segurança para a população e também para os donos dos bares. Não existe punição durante as vistorias, fazemos orientações, caso exista algum tipo de irregularidade, voltamos e dialogamos para o comerciante se adequar. Nesses dias de eventos, observamos algumas irregularidades relacionadas ao acondicionamento das bebidas, muitos colocam para gelar com o invólucro, mas o correto é tirar da embalagem e colocar no gelo. De forma geral os bares e área externa dos ambulantes estão bastante organizados”, garantiu.

A comerciante, Érica Vieira, aprovou os monitoramentos realizados pela Vigilância. Segundo a comerciante, os clientes se sentem mais seguros ao ver que os profissionais da vigilância estão empenhados em garantir as boas condições dos alimentos. “Acho muito importante ver se estamos fazendo o correto, é bom para os comerciantes e para as pessoas que consomem. Muito bom o trabalho deles (fiscais), todos os dias os profissionais passam aqui para verificar e orientar”, destacou.

Com bebidas e alimentos bem armazenados e seguros, os forrozeiros podem aproveitar o que há de melhor, a exemplo das comidas típicas juninas. Esse é o caso da Advogada Laís Cortes, que estava curtindo o evento pela primeira vez, este ano, e resolveu apreciar alguns drinks e comidas do local. Ao ver que os fiscais da vigilância estavam inspecionando, comentou que se sentia mais segura.

“Sem dúvidas é de suma importância que a Vigilância Sanitária passe primeiro para fazer essa fiscalização prévia, até porque sem isso ficamos expostos a várias contaminações. É muito importante ver se tem toda higiene, o armazenamento, o manuseio e se está dentro do padrão da vigilância”, finalizou.

por SES/Sergipe

Comentários comentar agora ❯