28 Maio 2022 - 09:00

SEIAS e UFS ofertam emissão de CPF para menores de 18 anos no Restaurante Padre Pedro

Allana Molina
A ação aconteceu através de parceria entre a Seias e o NAF

Na manhã da última sexta-feira, 27, o Restaurante Popular Padre Pedro recebeu o Projeto CPF Cidadão, com oferta do serviço de emissão de CPF para beneficiários abaixo dos 18 anos de idade e que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica. A ação aconteceu através de parceria entre a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias), que administra o restaurante, e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que realiza o projeto.

O coordenador do NAF e professor do curso de Ciências Contábeis da UFS, Fábio Prado, executou a ação juntamente com duas alunas do curso e falou sobre o objetivo do projeto CPF Cidadão. “Iniciamos em julho de 2021, e já somamos 12 edições realizadas, com cerca de 360 CPFs emitidos. Geralmente, levamos esta ação para instituições ou equipamentos públicos, como é o caso do Restaurante Padre Pedro, e também para escolas públicas e ONGs que atendem crianças. Através da parceria com a Receita Federal, a gente consegue facilitar a emissão do CPF e ajudar essas pessoas a ter mais de cidadania”, afirmou o professor.

Uma das crianças que deu entrada na emissão do CPF foi J. B., de 12 anos, acolhido no Abrigo Caçula Barreto, na capital sergipana. “Me sinto um cidadão”, disse o garoto ao ser atendido. Ele foi acompanhado pela estagiária de serviço social da unidade, Shauana Ramos Lima, que destacou a importância da ação. “Isso traz cidadania, é muito importante que eles sejam reconhecidos como cidadãos de direitos. Alguns desses acolhidos chegam a nossa unidade sem nada e fazemos os encaminhamentos para retirada de documentos, matrícula em escola, saúde, tudo para garantir o acesso a direitos”, disse Shauana.

O diretor do Restaurante Padre Pedro, Robério Matos, conta que a intenção do equipamento é oferecer essa ação de forma contínua, buscando uma maior humanização no atendimento. “A UFS disponibilizou também essa parte educativa para que nossos estagiários pudessem acompanhar a ação. Nosso objetivo é poder realizar esse processo de forma contínua aqui no Padre Pedro quando identificarmos essa demanda através, principalmente, de usuários que são pais e mães de crianças e adolescentes”, destacou o diretor.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯