28 Abril 2017 - 09:49

Prêmio Arte na Escola Cidadã está com inscrições abertas para professores

O Prêmio Arte na Escola Cidadã chega à sua 18º edição com o objetivo de identificar, reconhecer e divulgar projetos modelares na área de Artes em sala de aula. Podem participar professores ou equipes de docentes que desenvolveram projetos nas linguagens Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro, realizados nos anos de 2015, 2016 e/ou concluídos até maio de 2017, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em todo o território nacional. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 28 de maio, exclusivamente no site. Todos os inscritos receberão uma prancha com proposta pedagógica a partir da obra “Puros e Duros” (1991), do artista Leonilson, para trabalhar em sala de aula.

Realizada pelo Instituto Arte na Escola, a iniciativa tem a parceria do Ministério da Educação e conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União de Dirigentes Municipais de Educação, Futura e Pátio. Poderão concorrer também os professores licenciados em Artes participantes dos programas Escola Integral ou Mais Educação, oficialmente conveniados com o Município e/ou o Governo do Estado e o MEC. Nestes casos, a aula de Artes deverá integrar o horário regular e o projeto pedagógico da escola.

As unidades de ensino nas quais os projetos premiados foram desenvolvidos também receberão reconhecimento do XVIII PAEC, por meio da doação de equipamentos para as aulas de Artes.

Seleção

A análise e a pré-seleção dos projetos inscritos serão realizadas pela comissão de avaliação local, no período de 09 a 26 de junho de 2017. As comissões de avaliação local e regional serão compostas por especialistas em artes, educação e cidadania, indicados pelos coordenadores dos polos da Rede Arte na Escola, em número proporcional à quantidade de projetos inscritos na região. Poderão ser convidados para as comissões parceiros institucionais da Rede Arte na Escola e/ou do Instituto Arte na Escola, representante da Secretaria de Educação local e/ou um professor em exercício na Educação Básica.

As comissões valorizarão os projetos que demonstrem privilegiar a construção do conhecimento em Artes, apresentando consistência pedagógica no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem, evidenciando atitude investigativa e propositiva dos professores e de seus alunos e coerência na avaliação das aprendizagens propostas.

Premiação

Haverá um prêmio para cada uma das seguintes categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano); Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano); Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano); Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Para o professor vencedor serão R$ 10.000 em dinheiro; publicações; participação no evento de premiação (pagamento de viagem e hospedagem em caso de necessidade); certificado de premiação; troféu; gravação de um documentário sobre o projeto e uma vivência cultural em São Paulo/SP.

A escola vencedora levará um computador e uma câmera digital; participação do representante da escola no evento de premiação (pagamento da viagem e hospedagem em caso de necessidade); troféu; certificado de premiação; publicações para a biblioteca; gravação de um documentário sobre o projeto e uma vivência cultural em São Paulo/SP.

Polo: certificado de premiação, troféu e participação de um coordenador (geral ou pedagógico) no evento de premiação (pagamento da viagem e hospedagem em caso de necessidade). Esta premiação se dará apenas para os Polos que operarem todas as etapas de gestão do XVIII PAEC.

Arte na Escola

O Instituto Arte na Escola é uma associação civil sem fins lucrativos que, desde 1989, qualifica, incentiva e reconhece o ensino da Arte, por meio da formação continuada de professores da Educação Básica. Tem como premissa que a Arte, enquanto objeto do saber, desenvolve nos alunos habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica, não se limitando a autoexpressão e à criatividade.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯