27 Maio 2022 - 21:08

SES se engaja na campanha '24 horas pelo Glaucoma' e alerta sobre a principal causa de cegueira irreversível

Reprodução
A condição é causada, principalmente, pela elevação da pressão intraocular

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Por se tratar de uma doença silenciosa, os pacientes que possuem geralmente só passam a perceber quando já está em estado avançado. A condição é causada, principalmente, pela elevação da pressão intraocular e pode levar à cegueira se não for tratada adequadamente, sendo hoje, responsável por 13% dos casos de perda de visão.

Para o oftalmologista do Huse, José Antônio dos Santos, “o Glaucoma é uma doença insidiosa, não possui sintomas, não incomoda e gradativamente acomete as pessoas sem que elas percebam e é por isso que precisa ser combatida com a ajuda das esferas públicas”, afirma. Para o especialista, detectar o glaucoma é uma questão de seguir os exames de rotina com frequência e atentar-se aos grupos mais acometidos. “Os exames de rotina em junção aos complementares é o que vai realizar o diagnóstico. Epidemiologicamente, o Glaucoma atinge mais as pessoas negras, assim como em pessoas acima dos 40 ou 50 anos”, explica o oftalmologista.

Apesar da grande taxa de cegueira causada pelo Glaucoma, a doença, se descoberta na fase inicial, pode ser tratada com facilidade com o uso de colírios constantes, sem ser necessária uma abordagem cirúrgica.

Campanha 24 horas pelo Glaucoma

A Secretaria de Estado da Saúde se engajou na campanha “24 horas pelo Glaucoma” promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O prédio do Centro Administrativo da SES está iluminado com a cor verde, símbolo da campanha.

Segundo o CBO, no Brasil, mais de um milhão de pessoas têm a doença, sendo que quase metade desconhece sua condição por ser uma doença de evolução silenciosa.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯