24 Março 2018 - 10:49

Previsão é de chuvas moderadas e intensas pelos próximos 5 dias

O tempo deve continuar instável e a chuva que teve início na manhã desta sexta-feira (23), na costa Leste do Estado, permaneça pelos próximos cinco dias, principalmente na região Agreste, não de forma continuada, mas intercalada, a níveis moderado e intenso, com variações entre 80 milímetros (mm) a 100 mm no acumulado. A previsão é da Sala de Situação, Clima e Tempo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Segundo o coordenador da Sala de Situação, meteorologista Overland Amaral, as ocorrências de chuvas foram previstas pelos modelos climatológicos utilizados pela Semarh.

Neste caso, as linhas de instabilidades, denominadas Convectivas, derivadas de Sudeste, estão chegando pelo Sul da Bahia, trazendo chuva para toda costa Leste do Nordeste, em especial Bahia e Sergipe.

“Já estávamos esperando, a partir de hoje, a entrada desse sistema convectivo que vai, cada vez mais, ampliar sua frequência e seu volume do litoral ao interior, mais precisamente na região Agreste e, possivelmente, o Sertão. Esse final de semana será chuvoso e deve se prolongar até a quarta-feira (28). Dentro dos nossos modelos climatológicos, há condições de chuvas até o dia 31 de março para todo o litoral do Nordeste e em especial para Sergipe, com chuvas oscilando de 80 a 100 milímetros no acumulado”, afirma.

Ainda conforme Overland, os períodos chuvosos devem ocorrer pela manhã e noite, acompanhados de nebulosidade.

Defesa Civil

As Defesas Civis do Estado e dos Municípios foram alertadas, via Boletim Climatológico, sobre as instabilidades. “Quando as chuvas são moderadas e intensas, elas podem provocar inundações, rajadas de ventos e descargas elétricas, alguns transtornos nesse sentido que podem acontecer”, alerta Overland.

A Defesa Civil do Município de Aracaju informou que está em vigilância, caso o aguaceiro se intensifique. “Neste final de semana chegamos ao período do ano em que as chuvas mais intensas caem sobre Aracaju, mas estamos preparados para lidar com qualquer eventual situação, pois realizamos trabalho preventivo desde o ano passado”, explica o major Silvio Prado.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯