23 Outubro 2019 - 22:56

Alunos das escolas municipais de Aracaju participam do Saeb 2019

Quase cinco mil alunos da rede municipal de ensino de Aracaju estão fazendo as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação. A aplicação iniciou na última segunda-feira (21), e segue até o próximo dia 1° de novembro, com avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para as turmas de 5° e 9° ano do Ensino Fundamental. As médias de desempenho do Saeb, junto aos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Esta avaliação é aplicada desde 1990. Conhecida, anteriormente, como Prova Brasil, o Saeb é desenvolvido e gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é aplicado a cada dois anos por amostragem de alunos. Em Aracaju, 41 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), que fazem parte da Secretaria Municipal da Educação (Semed), estão participando da avaliação.

“A aplicação das provas do Saeb é de grande importância para as escolas, por isso demos todas as orientações e o apoio necessário às nossas unidades quanto ao dia da avaliação, afim de que todas tenham uma experiência sem contratempos. Inclusive, orientamos quanto à praticidade do lanche a ser servido antes da prova, quanto aos horários e também à conscientização dos pais sobre a importância da presença e pontualidade dos estudantes nas provas”, afirma a secretária municipal da Educação de Aracaju, Maria Cecília Leite.

Além das turmas de 5° e 9° anos, quatro unidades de ensino aplicarão uma prova amostral para as turmas do 2° ano. São elas: Florentino Menezes, Papa João Paulo II, Manoel Bonfim e Bebé Tiúba. Já os alunos do 9° ano das Emef Florentino Menezes, Manoel Bonfim e Olga Benário, além das provas obrigatórias de Língua Portuguesa e Matemática, também farão avaliações amostrais de Ciências Humanas e da Natureza.

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯