23 Outubro 2017 - 21:19

Ação do Detran dá início à semana de alerta do uso do celular e direção

Ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 23, na av. Augusto Franco, ação educativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), que dá início às atividades da semana sobre o alerta do uso do telefone celular e direção. Na ocasião, a equipe montou uma blitz e contou com o apoio da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) para orientar condutores sobre os perigos do “celular e direção”, conforme Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), uma das três principais causas de acidentes de trânsito no país.

Por conta dessas estatísticas, o Detran/SE se mobilizou para falar dos riscos dessa combinação. “Estamos fazendo esse trabalho para conscientizar as pessoas de que mortes estão ocorrendo por conta das ‘distrações’ provocadas pelo celular. Essas ocorrências inclusive já superam os registros de acidentes envolvendo álcool e direção. Então, é preciso mudar comportamentos.”, revelou o coordenador da Escola Pública de Trânsito (EPTran), Lacerda Júnior.

Na fiscalização de trânsito, quem for flagrado cometendo essa infração terá que arcar com as consequências. “Basta o condutor estar segurando ou manuseando o aparelho celular para já ser penalizado. Conforme o artigo 252, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é penalidade considerada gravíssima. Na verdade, só o fato de segurar o celular já tem a condição para tirar a atenção da condução do veículo e com uma mão só já dificulta o guiar do veículo.”, destacou o subtenente, Barros.

Quem passou pela avenida Augusto Franco na manhã desta segunda, aprovou a iniciativa. “É muita importante essa abordagem porque tem muita gente sem consciência ainda. Ainda mais com os aplicativos de redes sociais que todo mundo fica curioso em dar uma checada quando está dirigindo. O celular vibra e a gente quer desviar a atenção um pouquinho, mas coloca em risco não só a gente, mas também outras pessoas que estão no trânsito. É bacana ver essas ações de conscientização.”, revelou a dentista Mariane Silva Passos Lima.

Já o motociclista deu o recado para os motoristas. “Acho importante demais a iniciativa do Detran porque isso irá salvar vidas. Celular e direção não combinam. Muitas vezes já vi motociclistas cometendo essa infração e percebo que é algo extremamente errado. Acho que todo mundo deve saber que ‘se quiser viver, não use o celular estando na direção do veículo’”, falou o militar Augusto César Santos Monteiro.  

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯