22 Novembro 2019 - 10:08

Prefeitura investe na reforma de quadras para fomentar o desporto escolar

A partir de um investimento superior a seis milhões de reais, a Prefeitura de Aracaju está reformando as quadras de esportes das escolas da rede municipal. Além de proporcionar um espaço físico adequado às aulas de Educação Física, esses recursos visam a fomentar a prática de modalidades esportivas entre os alunos das escolas municipais.

Seja no contexto recreativo, educacional ou competitivo, a prática esportiva possibilita a socialização, construção de valores morais e éticos e contribui para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, como ressalta a secretária municipal da educação, Maria Cecília Leite.

“Nós sabemos da importância da prática de atividades físicas para o desenvolvimento dos nossos estudantes e ter um local adequado para isso é fundamental. Uma quadra nova, com boa estrutura e apta a receber as aulas de Educação Física traz inúmeros benefícios para alunos e professores. Além disso, a quadra também é um ponto de socialização, onde acontecem comemorações das unidades e interação entre a comunidade escolar. Todo investimento feito neste sentido é de grande valia para os estudantes já matriculados e para os que ainda estão por vir”, afirma a secretária.

Essas obras têm sido executadas por meio do trabalho conjunto da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Secretário da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari elenca os pontos positivos destas obras.

“As quadras que temos reformado apresentavam problemas pontuais, que, apesar de não abranger o todo da estrutura, não sendo resolvidos a tempo podem avançar e comprometer os equipamentos. Por isso, a Secretaria da Educação nos manda a relação dos locais que apresentam necessidade de reparos e reformas e aí abre-se licitação para que as empresas possam executar os projetos”, explica Ferrari.

De acordo com o secretário, as unidades de ensino que, atualmente, estão recebendo obras de restauração das quadras esportivas, com serviços de recuperação do piso, cobertura e alambrado, diversas Emefs, como a Teixeira Lott, Manoel Bonfim, Florentino Menezes, João Paulo II, José Carlos Teixeira, Presidente Vargas. “O contrato estará vigente até o fim do primeiro semestre do próximo ano, com o qual atenderemos ainda outras escolas”, pontua Sérgio Ferrari.

O diretor da Emef José Carlos Teixeira, Marcelo Ribas enfatiza que ter uma quadra esportiva em uma escola é fundamental no processo educativo. “Porque vai melhorar a coordenação motora dos alunos, a capacidade respiratória, a formação do indivíduo no geral, em termos de crescimento e construção muscular, além da questão da sociabilidade, do aprendizado esportivo como um todo”, afirma Marcelo.

De acordo com o Ribas, investir nessa área é algo que transforma o cotidiano escolar. “Esse investimento é de extrema importância. Aqui a gente já tinha a quadra, mas devido à proximidade com o rio e o mar, a nossa quadra já estava em um processo de deterioração grande, por conta da maresia e veio bem a calhar esse empenho da Prefeitura. A reforma da nossa quadra que está andando num processo rápido”, frisa o diretor da Emef José Carlos Teixeira, ao ressaltar a celeridade do trabalho realizado na unidade de ensino. “Às vezes nos pedem para que venhamos no fim de semana para poder adiantar o serviço e diminuir o transtorno causado para a escola”.

Segundo a secretária da Emef João Paulo II, Flávia Oliveira, a unidade possui vários projetos esportivos ainda não realizados devido à falta de espaço adequado. Além disso, a Emef tem uma proposta de incentivar a prática esportiva no âmbito profissional, treinando os alunos para competições, algo que agora, a partir da reforma, será potencializado.

“Estamos tendo dificuldade de ter as aulas práticas porque estamos sem o espaço e, com a reforma, vamos poder voltar a ter as nossas práticas esportivas. Com certeza essa reforma da quadra dá ímpeto para esse trabalho. A reforma é tudo que nós estávamos esperando”, conclui a secretária Flávia Oliveira.

por Secom - Aracaju

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.