22 Novembro 2017 - 22:28

Pré-consulta garante eficácia no atendimento aos pacientes do Ipesaúde

Na sede do Ipesaúde há três direcionamentos vinculados à pré-consulta, todos realizados no andar térreo do prédio. Trata-se de uma observação médica feita por enfermeiros, técnicos e estagiários da área para com os beneficiários do plano. Há três blocos para a pré-consulta na instituição com atendimentos direcionados a depender da necessidade do paciente.

De acordo com a supervisora e enfermeira-chefe do setor, Meire Jane Souza Gomes, a importância do procedimento está em orientar o paciente quanto ao seu estado de saúde. Logo depois, seus dados são entregues a um médico para a consulta em si. “O paciente que chega aqui no Ipesaúde primeiro é direcionado pra cá. Daí nós fazemos a pesagem, aferimos pressão e procuramos saber a idade da pessoa”. Ainda de acordo com a profissional todas essas informações ficam guardadas num prontuário. Caso o paciente retorne para fazer nova análise os enfermeiros e técnicos de enfermagem comparam os dados atuais com os anteriores. “Todo o histórico do paciente fica nesse fichário”, enfatiza a enfermeira.

Esse é o procedimento básico feito no Bloco 2A, a chamada Clínica Médica. Logo depois tudo é direcionado para que um Clínico Geral consiga encaminhar o beneficiário a algum especialista, caso necessário. “Aqui nós trabalhamos com orientação aos pacientes. Lá fora muitos deles não são instruídos a cuidar de seu bem-estar físico e mental. Já aqui nós procuramos conversar com todos eles para acolhê-los e instruí-los a observar melhor a sua própria saúde”, explica Meire.

As especialidades variam de acordo com a situação do paciente. Caso ele necessite ser atendido por um cardiologista ou endocrinologista o cidadão é direcionado à pré-consulta do Bloco 3A. De acordo com Fernanda Santos Pereira, Técnica de Enfermagem, além dos procedimentos de praxe, aqueles realizados no Bloco 2A, os pacientes também fazem o IMC (Índice de Massa Corporal). Também lhe é questionado o uso ou não de medicamentos. “Sempre fazemos também uma estatística mensal de cada paciente atendido. Nela anotamos o nome do beneficiário, a data da consulta realizada e procedimentos como curativo, sutura, drenagem, dentre outros”. A ideia é que com isso o setor tenha um acompanhamento mais aprofundado e quantitativo de cada pessoa assistida por ele. A equipe do local ainda conta com dois estagiários, sendo um deles fixo.

Já a pré-consulta da Ginecológica é realizada no Bloco 4A. Apenas gestantes são atendidas. No local as profissionais de enfermagem medem a temperatura e frequência cardíaca da grávida, além dos exames de rotina como peso e pressão. “Logo depois a beneficiária é encaminhada a um médico obstetra. Caso sua saúde esteja descompensada o especialista encaminhará medicamentos e procedimentos necessários”, finaliza a supervisora Meire Jane.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯