22 Setembro 2018 - 10:36

Aracaju Mais Verde: Sema realiza plantio em comemoração ao Dia da Árvore

As árvores possuem um papel fundamental na vida do ser humano. Elas proporcionam sombra, diminuem a poluição do ar, reduzem ruídos ambientais, trazem sensação de bem-estar, contribuem com a diminuição da temperatura e deixam a cidade mais bela. E a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, vem desenvolvendo ações que estimulam a prática de plantio de árvores e que contam com o apoio da população, através do programa Aracaju Mais Verde-Plante com a gente.

Nesta sexta-feira, 21, em comemoração ao Dia da Árvore, as equipes de arborização e Educação Ambiental da Sema atenderam a mais uma solicitação do Aracaju Mais Verde, realizando o plantio de cerca de 20 árvores em toda extensão do Parque dos Cajueiros, localizado na avenida Beira-Mar, bairro Farolândia. A iniciativa partiu da Federação de Remo, Ibirapiranga arquitetura e planejamento da paisagem e do Clube de Canoagem Canoa Raiz, por meio do projeto Jardim do Poxim; e também contou com a participação das crianças assistidas pelo abrigo Sorriso, localizado no bairro Santa Tereza e do grupo comunitário Jabotiana Viva.

De acordo com a analista ambiental da Sema, Taciana Azevedo, após uma análise técnica no Parque dos Cajueiros, identificou-se a necessidade do plantio de algumas mudas no local. “ Nos reunimos com o setor de Educação Ambiental para agirmos também em prol da sensibilização para o cuidado dessas mudas, pois não adianta plantar e não cuidar. Esse é o fator essencial, no qual sempre enfatizamos em todo plantio realizado pelo programa. E como proposto na solicitação da doação de mudas, realizamos o plantio e os solicitantes agora assumirão, com a nossa devida orientação, o compromisso de contribuir para o crescimento saudável dessas mudas”, afirmou a analista.

Foram plantadas mudas de espécie frutíferas como cajueiro, jenipapeiro e pitangueira; e não frutíferas, sendo aroeira vermelha, ipê rosa e roxo e o pau-brasil. Além disso, o grupo recebeu três regadores personalizados, uma forma simbólica de agradecer e estimular o cuidado contínuo com as mudas, como a irrigação frequente dessas árvores, a fim de mantê-las vivas e saudáveis até a sua fase adulta.

A solicitante do plantio, a arquiteta paisagista, Lícia Cotrim, explica que a ideia de realizar o plantio no Parque dos Cajueiros surgiu durante uma conversa com o grupo de remadores e remadoras ligados à Escola de Remo e ao Clube de Canoagem Canoa Raiz, com o intuito de gerar os benefícios ambientais e infraestruturais locais, além de promover a educação ambiental para crianças, jovens e adultos. “A nossa preocupação era em relação à vida das árvores. Então, conversamos com a equipe de manutenção e limpeza do Parque dos Cajueiros para que assumissem a responsabilidade de regar e cuidados de manutenção dessas árvores, após ser aprovado, entramos em contato com a Sema e solicitamos o plantio para o dia alusivo à árvore. E ficamos muito agraciados pela apoio e o incentivo do órgão, pois essa é uma forma de celebrarmos valores ligados ao meio ambiente e do trabalho conjunto para qualificação ambiental de um espaço livre de uso e acesso público”, disse a arquiteta.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana, é muito importante realizar ações como essa, principalmente em uma data tão relevante para o meio ambiente, que é o Dia da Árvore. “As árvores proporcionam uma diversidade de benefícios, tanto para o meio ambiente, quanto para o homem. O nosso objetivo, além de melhorar a arborização da cidade, é garantir que as futuras gerações também possam usufruir da natureza. Então aproveitamos esse momento para sensibilizar as pessoas a assumirem a responsabilidade, junto com a gente, de cuidar do meio ambiente, até porque não podemos pensar só no hoje, mas sim no futuro. A árvore é vida, e é dessa vida que o nosso futuro depende”, enfatizou.  

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯