21 Junho 2018 - 22:35

Samu estrutura plano estratégico para atuação nos festejos juninos

Está aberto o período junino de Sergipe e é pensando nisso que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), preparou um Plano Estratégico de Contingência que consiste em apoiar a capital e os municípios que realizarão os festejos no planejamento, com a assistência pré-hospitalar, na estruturação das ações de saúde, definindo a atuação da Central de Regulação de Urgência.

De acordo com a superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Maria Lúcia Santos, desde o início de junho o Samu recebeu solicitações de apoio de alguns municípios como Itabaiana para a Festa do Caminhoneiro; Pirambu, que na última semana realizou festejos; Areia Branca, que fez abertura da festa em seu município, e de Socorro, para o Forró Siri.

“Fortalecemos as bases com a disponibilização de equipes, insumos para montagem da sala de estabilização, equipamentos como suportes de vida, ventiladores, cardioversores, além de unidade de suporte básico no local e avançada para os casos mais graves”, explica Lúcia.

Na capital sergipana, o Samu estruturou-se para a gestão da Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, que teve início nesta segunda- feira, 18, e para dar suporte ao Forró Caju. A superintendente Maria Lúcia explica que por ser um evento do Governo do Estado, a gestão do posto médico avançado do forro da Orla de Atalaia é de responsabilidade do Samu. Na abertura do Arraiá, a equipe do Samu recebeu a visita do Governador do Estado, Belivaldo Chagas, que aprovou a estrutura.

“Fica sob nosso encargo a parte de mobiliar e de equipar o posto médico, bem como a disponibilização de equipes. São 13 dias de festa e nós estaremos lá todas as noites com médico, enfermeiro e a equipe de técnicos de enfermagem . Além disso, toda a gestão do Samu está envolvida. Diariamente, nós estaremos lá para fazer a supervisão do posto e monitorando o evento”, revela.

Já no Forró Caju, Lúcia explica a logística. “Estamos colaborando com o município de Aracaju. Sabemos que é uma festa muito grande e nós estaremos disponibilizando diariamente uma unidade de suporte básico e uma unidade de suporte avançado para a festa. Além disso, nós estamos montando a sala de estabilização deles com os equipamentos do Estado e disponibilizando, também, alguns profissionais médicos para compor as unidades de suporte avançado”, conta.

A superintendente da Samu tranquiliza, ainda a população. De acordo com ela, o Samu continuará com seu papel cotidiano. “Trabalharemos com a distribuição das equipes de forma que possamos cobrir as BRs também porque sabemos que o movimento é grande e com isso também os riscos de acidentes nesse período junino e é por isso que nós nos preocupamos em dar suporte aos eventos, mas não deixamos de nos preocupar com o restante da população, então a rotina da Central de Regulação de Urgência continua. É uma logística muito grande, discutimos de forma colegiada durante um mês inteiro e estamos monitorando os serviços para que tudo aconteça da melhor forma”, esclarece.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯