20 Agosto 2018 - 09:46

Saúde de Aracaju faz bloqueio em caso de sarampo em menos de 24 horas

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou nesta sexta-feira, 17, o primeiro caso de sarampo em Sergipe nos últimos 20 anos. Foi registrada a contaminação de um adolescente do município, que contraiu a doença na cidade de Manaus, quando estava viajando nas férias de julho.

A Coordenação da Vigilância Epidemiológica (Covepi) em menos de 24 horas promoveu várias ações de bloqueio para evitar a transmissão na cidade. Isso porque o Brasil passa por um surto de sarampo nos estados de Roraima e Amazonas, em decorrência da entrada de pessoas contaminadas no país. O adolescente confirmado com a doença voltou de viagem no dia 30 de julho e começou a apresentar os sintomas no último dia 11 deste mês, com um quadro bem característico do sarampo.

“A SMS fez todas as medidas de controle, inicialmente para o diagnóstico através da coleta de urina e o sangue, pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). No dia 16, com o conhecimento do caso, imediatamente disparamos a comunicação para a Unidade Básica de Saúde da área de moradia do adolescente, e os profissionais fizeram a visita domiciliar a família. Já foi realizado também o bloqueio vacinal tanto na residência, como com a equipe que atendeu o adolescente. Agora estamos em processo para realizar o bloqueio no colégio que o adolescente estuda”, disse a coordenadora da Covepi, Tânia Santos.

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯