20 Janeiro 2022 - 17:37

Aracaju sem Racismo: Prefeitura realiza curso de formação e produção audiovisual para jovens negros

Ascom / Assistência Social
O curso faz parte do “Projeto Aracaju Sem Racismo”

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Gerência de Igualdade Racial da Diretoria de Direitos Humanos (DDH) da Secretaria Municipal da Assistência Social, iniciou nesta quarta-feira, 19, o curso de formação e produção audiovisual para jovens negros do Colégio Estadual Olavo Bilac, no bairro Santos Dumont.

O curso faz parte do “Projeto Aracaju Sem Racismo”, o qual tem o objetivo de desenvolver ações de enfrentamento ao racismo institucional, à violência contra a população negra, especialmente a juventude, e construir ações afirmativas étnico-raciais.

Com a proposta de alfabetização audiovisual, através de atividades online e presenciais, o curso tem o objetivo de discutir as constantes transformações tecnológicas nos meios de comunicação audiovisual como necessidade de aprendizado e reconhecimento para os jovens, reunindo atividades técnicas e utilização de conteúdos, como a história do cinema negro.

“O objetivo é estudar cinema negro, produzir a partir da perspectiva negra, dar a jovens negros uma perspectiva de diminuição do racismo e conhecimento sobre o outro. Entender que os 56% da população brasileira que constituiu e formou essa nação, que não teve sua identidade e sua representação respeitada, vai ser representada a partir do seu próprio olhar”, destaca o professor de história, Jairton Peterson Rodrigues dos Santos.

Com 50 alunos na primeira turma, o curso possui carga horária de 30 horas e os jovens contarão com ensinamentos sobre direção de fotografia, edição, exercícios práticos, direção de arte, entre outras diversas matérias ligadas ao processo audiovisual em conjunto com temas a respeito da consciência negra.

“Esse curso do projeto Aracaju sem Racismo traz para essa juventude uma nova perspectiva de economia criativa. O audiovisual faz parte desse novo acesso a produção de conteúdo que a internet propicia. Não estamos lidando apenas com cinema, estamos lidando com uma ampla repercussão da internet, que esses jovens podem se tornar, de fato, produtores de conteúdo em um espaço que a gente tem hoje. Além disso, se trabalha o empoderamento, trabalhando mais especificamente sobre o cinema negro”, explica a técnica em audiovisual para o projeto Aracaju sem Racismo, Ana Carolina Westrup.

Para o estudante, Elberte Lucas, 16, o curso oferece novas oportunidades. “Acredito que esse projeto traga aprendizados que me ajudem a me tornar o que sempre tive vontade de ser, é uma oportunidade que não poderia deixar passar. No que diz respeito ao empoderamento, ao assistir o documentário “Amarelo”, aprendi que, independentemente do que acontecer, temos sempre que lutar pela nossa cor”, afirmou o estudante.

A estudante Kaylane Feitosa, 19, disse que o curso pode agregar ao currículo, principalmente na perspectiva do audiovisual em um momento em que a tecnologia tem bastante força. “É uma novidade para nossa escola, ter uma noção do mundo do audiovisual é muito novo pra mim, mas tudo que estamos aprendendo vai ajudar bastante na nossa vida profissional, principalmente hoje, quando tudo é no celular”.  

por Agência Aracaju

Comentários comentar agora ❯