Skip to content

Prefeitura disponibiliza rede especializada para atendimento de mulheres com câncer de mama

  • Home
  • Sergipe
  • Prefeitura disponibiliza rede especializada para atendimento de mulheres com câncer de mama

Prefeitura disponibiliza rede especializada para atendimento de mulheres com câncer de mama

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil. Diante dessa realidade, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza uma rede especializada de atendimento a mulheres que possuem esta doença.

Da iniciação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao atendimento oferecido no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), no bairro Siqueira Campos, são disponibilizados exames e avaliações durante não só no mês alusivo a prevenção da doença, mas durante todo o ano, para que o tratamento comece o mais cedo possível, como explica a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

“Em todas as Unidades Básicas de Saúde de Aracaju são disponibilizados exames de citologia (de lâmina), encaminhamentos para mamografia e ações de educação em Saúde, a exemplo das orientações para o autoexame das mamas. Como o mês de outubro é o mês de visibilidade da prevenção do câncer de mama e do colo de útero, reforçamos e divulgamos mais essas ofertas. É importante destacar que elas são permanentes em nossa rede. Além disso, cada UBS ainda desenvolve atividades temáticas voltadas às próprias comunidades onde estão inseridas”, destaca a secretária, ao salientar que esta é uma forma de aproximar mais as usuárias dos serviços oferecidos.

Para dar início ao atendimento especializado, as mulheres que identificarem algum sintoma precisam se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde, onde serão avaliadas por médicos, enfermeiros e, a depender do resultado, encaminhadas para o Cemar. “As mulheres que vêm para cá são aquelas que estão com problema na mama, que perceberam uma alteração e foram à UBS e de lá foram encaminhadas para cá”, detalha a coordenadora da Rede de Programas de Vigilância e Atenção à Saúde (RPVAS) de Aracaju, Cristiane Ludmila.

Pelo protocolo do Ministério da Saúde, utilizado pela SMS nos atendimentos feitos na capital toda mulher na faixa de 50 a 69 anos de idade deve fazer o exame da mamografia a cada dois anos, que é ofertado nas 45 Unidades Básicas de Saúde do Município. Segundo a coordenadora, esse é o exame chamado de “padrão ouro” para o diagnóstico do câncer de mama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também