19 Abril 2017 - 10:04

Governo do Estado intensifica campanha de doação de livros

Ilustração
Iniciativa começou em 2016 e conseguiu arrecadar mais de mil livros entre romances

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed), intensifica nesta terça-feira, 18, quando é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, a política de doação de publicações para as bibliotecas escolares públicas estaduais. A campanha "Compartilhe seus livros e transforme vidas" iniciou em 2016 e conseguiu arrecadar mais de mil livros entre romances, almanaques, histórias em quadrinhos e outros gêneros. A prática pode ser realizada por qualquer pessoa física ou jurídica que tenha livros em bom estado e queira voluntariamente doá-los.

Quem desejar ajudar deve entrar em contato com o Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), através dos telefones 3253-8103, 3253-8102, 3253-8106, ou pelo endereço eletrônico [email protected] O Dase está localizado na avenida Murilo Dantas, 881, galeria Farol Center, salas 03 e 04, bairro Farolândia. Não são aceitas cópias, apostilhas, folhetos, catálogos, periódicos e livros didáticos.

"O projeto visa arrecadar livros em bom estado de conservação com objetivo de ampliar o acervo das bibliotecas e aumentar o acesso dos alunos à leitura. Compartilhar conhecimento também é uma ação cidadã", destaca o diretor da Dase, Fábio Leite. Ele explica, ainda, que é importante que os livros estejam em bom estado de conservação. “É importante que tenham conteúdo útil, interessante, atualizado e não despertem a violência, a astúcia e a criminalidade", disse.

Em sua edição 2017, a campanha ganhou do secretário de Educação, Jorge Carvalho, 600 livros, dentre eles "Os Camaristas - contribuição à história da Câmara Municipal de Aracaju" (1855-2012) e "Fontes para a História do Poder Legislativo da Cidade de Aracaju", ambos em co-autoria com a professora Ester Fraga Vilas-Boas do Nascimento.

Escolas rurais

Para comemorar as datas alusivas ao incentivo à leitura, Dia Mundial do Livro Infantil (02 de abril), Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e Dia Mundial do Livro (23 de abril), o Departamento de Educação/Núcleo de Educação do Campo (DED/Necam), também realiza o Projeto Leitura em Escolas do Campo (Lê Campo), onde serão arrecadadas publicações da Literatura Infanto Juvenil.

O Lê Campo é coordenado pela técnica do Necam, Jeane Caldas Hora e o objetivo é incentivar o prazer da leitura e escrita nas unidades escolares no campo. Para fortalecer a iniciativa, a Seed estabeleceu uma parceria com a Biblioteca Infantil (Biafa) e envolveu o Projeto 'Eu Leio', que faz parte da Rede Ler e Compartilhar, a qual é formada por editoras e escritores de todo o Brasil. Inicialmente em Sergipe, serão contempladas seis escolas da rede pública, dentre elas a Escola Rural Mocambo, em Frei Paulo, e o Colégio Estadual Roberta Ramalho de Souza, em Japoatã. Cada unidade escolar inscrita receberá uma sacola com 35 livros de literatura infantil para alunos do 4° ano e 35 exemplares de literatura juvenil destinados ao Ensino Médio. 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯