18 Fevereiro 2019 - 20:23

Universitários conhecem rotina da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

A Maternidade Nossa de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu na manhã desta segunda-feira (18), no auditório da unidade, grupo de estagiários do curso de graduação de enfermagem da Universidade Tiradentes ‘UNIT’ e do curso de graduação de fisioterapia da Faculdade Estácio - ‘FASE’. O objetivo da visita técnica foi mostrar as regras e rotinas da maternidade, através do projeto Grupo de Apoio as Instituições de Ensino – GAIE. O incentivo aos projetos é da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A Nossa Senhora de Lourdes foi apresentada pela enfermeira e Responsável Técnica do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Dígena Maria Dias da Silva. “Recebemos e acolhemos os alunos e em seguida apresentamos a maternidade através de slides, quando falamos dos serviços ofertados, projetos e anexos, como o Laboratório Follow Up e o Banco de Leite Marly Sarney. Comentamos sobre o funcionamento da instituição, qual a sua clientela, horário, cuidados básicos, o que cada ala representa, entre outros procedimentos”, disse Dígena.

Ela explicou que foram esclarecidas as dúvidas, distribuídos os crachás e os visitantes puderam transitar pelas alas verde, rosa, azul e pelo centro cirúrgico”, informou Dígena. A enfermeira ressaltou que o crachá é essencial, já que é o passaporte de identificação na MNSL, que garante a permanência de início e término do estágio no horário previsto pela instituição de ensino.

A estagiária de enfermagem do 6° período, Patrícia de Cássia Santos de Sá, comentou que o dia foi importante para os alunos que passaram a ter o conhecimento de todo o local onde irão estagiar. “Ainda hoje começaremos a desenvolver nossas atividades. A partir do conhecimento da disciplina de obstetrícia no atendimento ao pré-natal”, contextualizou Patrícia.

Para o estudante de fisioterapia Brayon Amarante do Nascimento, foi muito bom conhecer toda a estrutura e funcionamento da maternidade. “É algo diferente do que vemos na faculdade, será bastante produtivo”, contou.

GAIE - Grupo de Apoio as Instituições de Ensino e tem como finalidade mostrar as regras e rotinas da instituição, para que os estagiários tenham conhecimento dos procedimentos a seguir durante o período que ficarem desenvolvendo suas atividades nas alas da maternidade

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯