Skip to content

Sergipe não faz parte da área endêmica da febre amarela

  • Home
  • Sergipe
  • Sergipe não faz parte da área endêmica da febre amarela

Sergipe não faz parte da área endêmica da febre amarela

A febre amarela não é transmitida de pessoa para pessoa. A transmissão urbana da doença só é possível através da picada do mosquito Aedes aegypti. A afirmação é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Giselda Melo, que se mostra preocupada com o afã das pessoas em correrem para as unidades de saúde em busca de vacinação. “A imunização não pode ocorrer de forma indiscriminada porque não estamos em área de risco para a febre amarela”, atestou.

Segundo informações da diretora, Sergipe não tem registros da doença. “Desde que se implantou no Estado o Sistema de Notificação de Doenças Compulsórias, no ano 2000, jamais houve notificação de casos de febre amarela em Sergipe”, assegurou Giselda Melo, informando que desconhece a existência de registros anteriores à implantação do sistema.

Como Sergipe não faz parte da área endêmica da febre amarela, só podem ser vacinados os viajantes com destino às cidades e regiões onde há o registro da doença. “Só estamos vacinando as pessoas que vão viajar e com a comprovação da viagem. Se a gente vacina indiscriminadamente, poderemos ocorrer no erro de vacinar quem não precisa e deixar de imunizar aquele que precisa da vacina”, salientou Teles.

Segundo ela, hoje o estoque de vacinas é de seis mil doses, número que pode oscilar a qualquer momento a partir das demandas dos municípios. Acondicionadas em frascos de cinco e 10 doses, a vacina é repassada para a capital e interior de acordo com as necessidades das unidades de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também