17 Setembro 2019 - 23:29

Adoção de espaços públicos por empresas privadas gera economia para a Prefeitura de Aracaju

De forma criativa, a Prefeitura de Aracaju tem adotado Parcerias Público Privadas (PPPs) em diversas áreas, a fim de dinamizar a gestão e gerar economia aos cofres públicos. Uma das áreas em que esse tipo de parceria ocorre é a da conservação e manutenção de espaços públicos, como praças, viadutos e canteiros centrais.

Esses locais podem ser adotados por empresas privadas, que passam a ser responsáveis por mantê-los. Atualmente, 11 espaços públicos de Aracaju são mantidos por empresas privadas, o que, segundo Bira Rabelo, diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), é importante para a administração.

"É um caminho interessante para a gestão, porque diminui seus custos, já que não precisa manter equipes de limpeza, de paisagismo, nesses locais, e para as empresas, que podem divulgar a marca delas de modo permanente. Gera retorno para ambos, sem dúvida", garante Bira Rabelo.

Alguns exemplos do bom retorno dessa adoção são a praça Luciano Barreto Júnior, adotada pela Construtora Celi; os canteiros centrais em frente ao Shopping Riomar, mantidos pelo próprio centro de compras; a praça Joaquim Sabino Ribeiro, adotada pela Faculdade Maurício de Nassau, e o canteiro na avenida Santos Dumont, na Atalaia, mantido pela Grande Loja Maçônica de Sergipe.

Essa diversidade de espaços mostra, também, a variedade de adotantes, que podem ir de construtoras e lojas a cidadãos comuns. Para adotar, basta procurar a Emsurb e demonstrar interesse, por meio de um ofício simples, no qual deve ser detalhado o local a ser mantido e o tipo de contrapartida que será realizada.

"Depois disso, a Emsurb vai até o local fazer um levantamento da situação em que ele se encontra, inclusive, com registros fotográficos, a fim de estabelecer quais as prioridades para a área. A gente avalia a proposta, porque, de fato, deve haver a benfeitoria, a melhoria do espaço público", ressalta o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb.

Válido por dois anos, o termo de adoção pode ser renovado, como aconteceu recentemente com a Pisolar Comércio e Tintas, empresa que vai continuar realizando a pintura e a manutenção de viadutos, cemitérios e muretas da capital. A parceria existe desde 2012 e foi renovada para até setembro de 2021.

O cuidado com os espaços é sentido e aprovado pela população. "Acho a iniciativa muito interessante, porque a responsabilidade não fica apenas com o poder público", diz Beatriz Cotrim, que faz caminhada diariamente na Alameda das Árvores, também mantida pela Construtora Celi.

O aposentado José Alves Machado também faz a caminhada matinal na praça e considera um espaço bastante agradável. "É muito bem cuidado, está sempre limpo e pronto para a realização da atividade física", diz ele. Segundo Bira Rabelo, a Emsurb está de portas abertas para receber novas propostas de empresários e, assim, ampliar esse tipo de parceria. "A adoção é viável e benéfica para todos", reforça.

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯