17 Julho 2018 - 20:17

USF João Bezerra já tem quase 60% da obra de revitalização concluída

Para garantir a qualidade dos atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USF) da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), investe em mais conforto e comodidade para os cidadãos. Dezoito unidades de saúde estão passando por revitalizações, reformas e ampliações, e uma delas é a USF João Bezerra, localizada no povoado Areia Branca, que está com cerca de 59% da obra concluída.

Desde a sua inauguração, há 20 anos, é a primeira vez que a unidade recebe uma revitalização. "Encontramos a unidade em condições precárias, bem sucateada. O revestimento saía com a mão, o telhado estava trincado e poderia cair em cima das pessoas. Por estar em estado crítico, ela foi a primeira unidade a receber a revitalização, fizemos uma intervenção imediatamente para realizar uma manutenção corretiva emergencial mais detalhada", explicou a coordenadora de Infraestrutura da SMS, Carla Fonseca.

Com um custo de R$ 300 mil, a obra foi iniciada em março deste ano e alguns procedimentos já foram feitos como revestimento de paredes e pisos, novo forro PVC, pintura geral, troca da tubulação de esgoto e água, troca de calhas, instalação de lavatórios dentro dos consultórios, instalações de lâmpadas leds, manutenção corretiva de dois aparelhos de ar-condicionado, reforma da copa, além da ampliação da unidade com a construção de um novo consultório, sala administrativa, almoxarifado e quatro banheiros acessíveis para funcionários e usuários. O término da obra está prevista para o início de agosto.

A coordenadora da USF João Bezerra, Karlyane Góis, está satisfeita com a transformação da unidade e disse que mesmo com as intervenções, o atendimento não precisou ser interrompido. "Toda essa reforma traz melhores condições de trabalho, estou muito feliz em ver a unidade ficando melhor para a comunidade, e mais feliz ainda porque tudo isso está acontecendo sem desassistência aos usuários. O atendimento não parou um minuto, todos os usuários estão sendo assistidos durante esse período", pontuou.

Mesmo pagando por um plano de saúde, a professora Angélica de Goes realiza sessões de acupuntura há 12 anos na unidade e ficou surpresa com a revitalização. "Quando cheguei aqui e vi essa obra, pensei: que maravilha. Pelo que eu vi, vai ser uma boa reforma, eu tenho certeza que a comunidade vai ser melhor atendida como sempre fui", comemorou.

Para a enfermeira Mayra de Matos, que trabalha há três anos na unidade, é gratificante ver o início de uma nova USF João Bezerra. "Com certeza vai trazer melhorias, tanto na estrutura física como na qualidade do atendimento prestado, o resultado final vai ser bom para nós, funcionários, e principalmente para os usuários", contou.

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯