17 Junho 2019 - 10:21

Governo planeja aplicativo com informações climáticas para auxiliar produtores rurais

Divulgação
Os produtores rurais de Sergipe vão ganhar um importante aliado para o desenvolvimento dos seus trabalhos

Os produtores rurais de Sergipe vão ganhar um importante aliado para o desenvolvimento dos seus trabalhos. A secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Superintendência Especial de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (SERHMA) estão discutindo a criação de um aplicativo que possa fornecer, ao agricultor e pecuarista, informações em tempo real relativas, por exemplo, à previsão meteorológica, que ajudarão no planejamento da produção. Em reunião realizada na última sexta-feira (14), as duas pastas discutiram termos de uma futura cooperação.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, André Bomfim, o uso da tecnologia tem sido cada vez mais importante no setor agropecuário. “A previsão meteorológica interfere diretamente no planejamento de ações que precisam tomar por base a melhor época de plantio, de adubação, etc; e ações de defesa sanitária e vegetal da agricultura. Por este motivo, procuramos a SERHMA para estreitar parceria, no sentido de tentar, cada vez mais, auxiliar as atividades da agricultura de precisão no nosso estado”, disse.

O superintendente de Recursos Hídricos, Ailton Rocha, informou que o Estado dispõe de três valiosas ferramentas no planejamento da produção agropecuária sergipana. “A Sala de Situação não trabalha apenas com o monitoramento do tempo e clima, mas também, com a previsão do que poderá ocorrer para o trimestre seguinte, além de fazer o registro do que aconteceu por meio do monitor de seca - ou seja, são três ferramentas importantes para o setor agropecuário”, explicou.

Ao final da reunião ficou estabelecido que, na próxima semana, a proposta apresentada será levada ao Ministério da Agricultura, com o objetivo de pleitear a liberação de recursos para a aquisição de equipamentos que auxiliarão o planejamento do setor agrícola no estado.

por Agência Sergipe

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.