Skip to content

Governo planeja aplicativo com informações climáticas para auxiliar produtores rurais

  • Home
  • Sergipe
  • Governo planeja aplicativo com informações climáticas para auxiliar produtores rurais

Governo planeja aplicativo com informações climáticas para auxiliar produtores rurais

Os produtores rurais de Sergipe vão ganhar um importante aliado para o desenvolvimento dos seus trabalhos. A secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Superintendência Especial de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (SERHMA) estão discutindo a criação de um aplicativo que possa fornecer, ao agricultor e pecuarista, informações em tempo real relativas, por exemplo, à previsão meteorológica, que ajudarão no planejamento da produção. Em reunião realizada na última sexta-feira (14), as duas pastas discutiram termos de uma futura cooperação.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, André Bomfim, o uso da tecnologia tem sido cada vez mais importante no setor agropecuário. “A previsão meteorológica interfere diretamente no planejamento de ações que precisam tomar por base a melhor época de plantio, de adubação, etc; e ações de defesa sanitária e vegetal da agricultura. Por este motivo, procuramos a SERHMA para estreitar parceria, no sentido de tentar, cada vez mais, auxiliar as atividades da agricultura de precisão no nosso estado”, disse.

O superintendente de Recursos Hídricos, Ailton Rocha, informou que o Estado dispõe de três valiosas ferramentas no planejamento da produção agropecuária sergipana. “A Sala de Situação não trabalha apenas com o monitoramento do tempo e clima, mas também, com a previsão do que poderá ocorrer para o trimestre seguinte, além de fazer o registro do que aconteceu por meio do monitor de seca – ou seja, são três ferramentas importantes para o setor agropecuário”, explicou.

Ao final da reunião ficou estabelecido que, na próxima semana, a proposta apresentada será levada ao Ministério da Agricultura, com o objetivo de pleitear a liberação de recursos para a aquisição de equipamentos que auxiliarão o planejamento do setor agrícola no estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também