17 Janeiro 2020 - 09:46

Instituto de Criminalística emite mais de 1,4 mil laudos periciais em locais de crime como os de homicídios

Vários fatores contribuíram para a redução de 41,3% dos homicídios durante os últimos três anos no estado. E a análise dos locais de crime é fundamental para a conclusão de inquéritos policiais envolvendo ações criminosas que resultaram em mortes, por exemplo. Assim, o Instituto de Criminalística (IC) emitiu mais de 1,4 mil laudos periciais de análises realizadas em áreas onde ocorreram crimes.

De acordo com o levantamento feito pela instituição, foram realizados 2.472 exames periciais em locais de crime, que foram fundamentais para a emissão dos 1.404 laudos periciais que embasaram investigações envolvendo homicídios e ações criminosas que envolveram o patrimônio.

Dentre as ações contra a vida que demandam esses exames e a consequente emissão de laudos estão os homicídios e os latrocínios; já quanto aos crimes contra o patrimônio estão os arrombamentos e também invasões a bancos e explosões de máquinas de cash.

A delegada Thereza Simony, diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) destacou como o trabalho pericial é fundamental para a elucidação dos mais variados crimes envolvendo mortes violentas."A perícia sergipana vem se destacando no seu mister. Nos últimos dois anos, vários homicídios foram elucidados com o auxílio preponderante da perícia, a exemplo do feminicídio de Ana Paula Jesus dos Santos Aragão e das crianças mortas recentemente no Santa Maria", salientou.

A condenação de um suspeito da prática dessas ações criminosas necessita que as evidências encontradas no local do crime tenham embasamento suficiente para que seja expedida uma sentença por parte do Poder Judiciário. "Para um suspeito ser indiciado e posteriormente condenado, é necessário que a prova seja inequívoca. Daí, a importância da perícia nesse escopo. Acredito que uma perícia aparelhada com profissionais preparados repercutirá no resultado positivo das investigações de homicídio", concluiu.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯