16 Maio 2018 - 08:45

Chegada de medicamentos quimioterápicos ao Huse possibilita continuidade de tratamentos oncológicos

Agência Sergipe
Unidade hospitalar recebeu 400 caixas do fármaco Taxol

Prezando pela continuidade dos tratamentos contra o câncer do setor de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, está realizando a compra de 1.800 caixas do medicamento Taxol (Paclitaxel), utilizado para tratamento de quimioterapia de alguns tipos de câncer. Dessas, uma parte já chegou em Sergipe e foi distribuída para a unidade hospitalar na última segunda-feira (14). Os tratamentos chamados de ‘quimioterapia branca’ foram retomados nesta terça-feira (15). De acordo com a SES, o restante do medicamento será enviado pela empresa responsável e deverá chegar a Sergipe em breve.

Segundo o diretor de Suprimentos e de Patrimônio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Cristiano de Melo, o objetivo da secretaria é deixar o estoque do medicamento sempre em alta, para que não haja mais a falta do fornecimento aos pacientes. “De três em três meses, o Centro de Distribuição faz a solicitação do medicamento. Nós pedimos 1.800 caixas para os próximos três meses, devido ao cálculo de consumo médio da unidade, com certa margem de folga, que é em torno de 600 caixas por mês. Já chegou a primeira remessa, com 400 caixas, e no decorrer dos próximos dias, deverá chegar a segunda parte”, explicou.

Tratamentos regularizados

A resolução do impasse, que faz parte de uma série de determinações do governador Belivaldo Chagas em relação à melhoria dos serviços de saúde, se deu após reunião do chefe do executivo estadual com a direção da secretaria, na última semana, onde ficou determinado o retorno do fornecimento do remédio o mais rápido possível.

Para o superintendente do Huse, Darcy Tavares, a medida foi fundamental para a retomada da disponibilização dos medicamentos aos pacientes. “A intenção do governo do Estado é a de regularizar o fornecimento dos quimioterápicos. Essa ação já começou a ter resultado hoje, com a chegada do principal medicamento, o Taxol, que estava sendo muito procurado pelos pacientes. O abastecimento deve ser feito de forma regular, essa foi uma determinação dada à diretoria financeira da SES, que esteve aqui fazendo um levantamento das necessidades imediatas, para que pudessem ser supridas de forma mais rápida, sem mais interrupções. Essa é uma ação que comprova a sensibilidade do governador em relação aos problemas da saúde”, afirmou.

Usuária da medicação, a dona de casa Delma Maria Cruz Santos, que iniciou as quimioterapias contra o câncer há um mês, comemorou a chegada do Taxol, fármaco essencial no tratamento dela. “Tenho mais nove sessões pela frente e fico feliz com a aquisição do governo destas caixas para que o nosso tratamento seja finalizado sem interrupções. É um medicamento importantíssimo para o tratamento de câncer”, ressaltou.

por Agência Sergipe

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.