15 Outubro 2020 - 09:59

Governo do Estado entrega alimentos a comunidade indígena em Neópolis

Comunidade indígena acampada às margens do Rio São Francisco, em Neópolis, o povo Pankariry também foi atendido pela campanha de doação de alimentos, itens de higiene e Limpeza, e recursos aos municípios - Solidarize-SE, do Governo do Estado. A campanha é organizada pela Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social – Seias e articulada pela vice-governadoria do Estado junto ao empresariado sergipano, para estimular a solidariedade e auxílio às populações vulneráveis, em maior risco social durante a pandemia, em que se enquadram os povos de comunidades tradicionais. Na última semana, 25 kits de alimentos foram entregues aos representantes da tribo, por intermédio do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC-Brasil), que faz a coleta de doações e encaminha às famílias Pankarirys.

Segundo Sirley Ferreira, do MMC, o povo Pankariry necessita de auxílio em forma de alimentos e sementes para plantar, água potável, lonas, itens de higiene e atenção em saúde. Para ela, a doação demonstra uma preocupação do Governo do Estado com as populações indígenas. "É um ato que significa que o Estado, através da Diretoria de Direitos Humanos da Seias, tem um olhar voltado para as populações mais vulneráveis, especialmente nesse período de pandemia, onde diversas comunidades tradicionais também estão em situação de fome. Recebemos com muita alegria essa doação, porque, de fato, esses povos indígenas necessitam muito, e essa ação emergencial certamente vai colaborar muito para esses grupos”, considerou.

As famílias Pankariry estão acampadas em área pública federal, às margens do Rio São Francisco. No total, são 61 pessoas, dentre elas, 20 crianças e adolescentes, segundo levantamento do MMC-Brasil. O cacique Anapory, líder dos Pankarirys conta que, atualmente, 12 famílias estão instaladas nesta área, em Neópolis, e os demais estão trabalhando e temporariamente instalados em Porto Real do Colégio (AL).

“Eles vêm e voltam de lá, quando tem condições, até a gente providenciar nossa área, pois não temos terras suficientes para agregar todo mundo. Nosso povo precisa de tudo, inclusive de lona, já que estamos dormindo a céu aberto, e nós agradecemos muitos as doações e esse trabalho maravilhoso da Secretaria, porque toda ajuda é de grande valor”. Na ainda pequena área ocupada pela tribo, os Pankarirys usam a água do ‘Velho Chico’ para plantar alimentos que auxiliarão no sustento das famílias no acampamento. “Nós plantamos macaxeira, batata, abóbora, milho, alface, coentro, cebola, entre outras coisas, e assim a gente vai sobrevivendo aqui na beira do rio”, conta.

A secretária de Estado da Inclusão Social, Lêda Lúcia Couto, reafirma a importância da continuidade das doações à campanha Solidarize-SE para que mais auxílios como esse sejam possíveis. “Em nome de todas as populações vulneráveis atendidas, nós agradecemos a todos os parceiros que tornaram possível essa campanha acontecer. Além da UFS, VGE e Secretaria de Estado da Saúde – SES, que também nos deu álcool a 70% para doação, agradecemos ao Sindicato dos Atacadistas, ao Grupo Maratá, à Fasouto, à Nota 10 e ao Megga Atacadista. Também somos gratos à Codise e ao Instituto Banese pelas máscaras de tecido para distribuição”.

Ainda segundo a secretária Lêda Lúcia Couto, além de 72.198 kg de alimentos, foram recebidos pela Seias, através da campanha, R$ 25 mil reais em recursos, que serão revertidos em benefícios para idosos, crianças e adolescentes abrigados nos municípios. A pessoa física ou jurídica que desejar e puder auxiliar poderá obter as informações necessárias através do site www.inclusao.se.gov.br/solidarize-se. Basta acessar o mapa de Sergipe disponível na página eletrônica, e clicar no município sobre o qual deseja conhecer as formas de contribuir. 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯