15 Outubro 2019 - 22:46

Prefeitura organiza simpósio para discutir independência, identidade e sergipanidade

Para fomentar e promover o debate e a releitura historiográfica a respeito da independência de Sergipe e sergipanidade, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a Prefeitura de Aracaju e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizam, na próximo dia 24, no Centro Cultural, o I Colóquio “Independência, Identidade e Sergipanidade".

O Colóquio contará com a presença de vários especialistas da área, que promoverão ampla discussão da temática a partir de um espaço aberto de conversação. Além disso, o evento será uma grande oportunidade para difundir as pesquisas e reunir pesquisadores e o público geral para discutir questões pertinentes ao período colonial em Sergipe e a proximidade do dia da emancipação política do estado, celebrada no dia 24 de outubro.

A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. Para participar do evento, o interessado deve se solicitar a inscrever por meio do e-mail centrocultural.eventos@aracaju.se.gov.br.

Programação

8h – Credenciamento

8h30 - Conferência de Abertura

Prof. Dr. Anderson Pereira dos Santos (IFS- Campus Itabaiana/CETAF- AJU) - 1822: como um general mercenário, um capitão-mor invasor e um senhor de engenho comandado fizeram os sergipenses aclamar D. Pedro I

10h – Mesa-Redonda: A Independência de Sergipe: discursos, histórias e memórias Prof. Dr. Cezar Alexandre Neri Santos (UFAL) – Coordenador da mesa

– Os muitos Sergipes: diversidade da economia regional e independência - Prof. Dr. Carlos de Oliveira Malaquias (UFS)

– A Independência de Sergipe e o Movimento de Construção de uma identidade: o caso da Cidade de São Cristóvão - Prof. Dr. Luís Siqueira (PMA/ PMI)

– A Construção da subalternidade administrativa da Capitania de Sergipe d’El Rei (1763-1808) - Prof. Dr. Wanderlei Oliveira de Meneses (SEED/PMI)

14h00 – Oficina de Cordel - Prof. de História e cordelista: José Antônio dos Santos (Zé Antônio)

16h - Conferência de Encerramento

Prof. Dr. Anderson Pereira dos Santos (IFS- Campus Itabaiana/CETAF- AJU) - coordenador

– Os nomes dos municípios de Sergipe: toponímia e sergipanidade - Prof. Dr. Cezar Alexandre Neri Santos (UFAL)

por Secom - Aracaju

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.