14 Julho 2017 - 14:25

Sergipe realiza balanço das ações do Programa Água Doce

Na última terça-feira, 11, o núcleo do Programa Água Doce em Sergipe (PAD-SE) se reuniu para fazer um balanço das ações que vêm sendo executadas e traçar diretrizes que possam aperfeiçoar e dinamizar ainda mais os trabalhos. O PAD é uma ação do governo federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). O programa visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, por meio de implantação de sistemas de dessalinização de água para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.

De acordo com o coordenador do PAD em Sergipe, Marcos César Oliveira, a reunião é periódica e extremamente fundamental para alinhar a frente de trabalho. “É importante a discussão dentro do nosso núcleo, porque a gente traz a questão democrática e tudo que se é avaliado é posto em discussão para que a gente tome as deliberações posteriormente. O nosso grupo é composto dos mais diversos órgãos, onde tentamos dar uma forma de dinamizar o programa ainda mais”, explica.

Marcos lembrou ainda que na semana passada participou de um encontro promovido pela coordenação nacional do PAD, ocasião em que prestou contas das ações executadas em Sergipe e trouxe novas deliberações. “A coordenação nacional solicitou a prestação de contas sobre a execução do convênio, bem como discutimos o encontro nacional que será realizado no mês de novembro, na cidade de João Pessoa, no qual será tratado o convênio com todos os estados. Nessa reunião, a pauta principal sempre é como o programa encontra-se hoje, bem como a situação de cada sistema e como a gente pode trabalhar para a melhoria de cada sistema”.

Segundo Marcos, hoje, dos 25 sistemas dessalinizadores previstos para serem implantados em Sergipe, 12 já foram inaugurados pelo governo e os demais já estão, praticamente, em fase de conclusão. “No próximo dia 17 de julho, serão inaugurados os três sistemas em Canindé de São Francisco, nos Povoados Caiçara, 12 de Março e Mandacaru; e no próximo dia 24 de julho nas comunidades de Jaquira e 8 de Outubro, no município de Simão Dias”, revelou.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯